quarta-feira, 31 de março de 2010

Obras de infraestrutura do Parque Tecnológico são inauguradas nesta quarta




Publicação: 31/03/2010 17:09 Atualização: 31/03/2010 17:10
O processo de construção do Parque Tecnológico Capital Digital, próximo à Granja do Torto e à residência oficial do presidente da república, teve início na manhã desta quarta-feira (31/3). Trata-se de um novo polo para cerca de 2 mil empresas da tecnologia da inovação, comunicação e telecomunicação

As obras inauguradas hoje são parte da infraestrutura (pavimentação, drenagem, água e esgoto) do parque, que tem 133 hectares de área já podada. Contudo, a ideia da Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF é que as primeiras construções já comecem ainda neste primeiro semestre.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento das obras o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Ricardo Caldas, o secretário de obras do GDF, Jaime Alarcão, além de prefeitos comunitários e integrantes de associações dos moradores.

"Está prevista a instalação de cerca de 2 mil empresas de inovação, com investimentos que deverão atingir, no total, aproximadamente R$ 7 bilhões. Só nesta primeira fase de instalação, o investimento sobre o qual estamos baseando nossos cálculos ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão", comenta Izalci sobre o novo polo tecnológico de Brasília.

Faixa de pedestres completa 13 anos e a Polícia Militar comemora junto à população



Roberta Abreu
Publicação: 30/03/2010 20:20
No próximo dia 1º, a faixa de pedestres comemora 13 anos de existência. Para a data não passar em branco, a Polícia Militar do DF vai realizar, nesta quarta-feira (31/3), a operação "A faixa está viva". Em diversas faixas da capital, policiais militares do BPTrans e do Teatro Rodovia farão campanhas e, além de fiscalizar o tráfego, vão orientar os usuários das vias, pedestres e motoristas, quanto à necessidade de respeitar a legislação de trânsito. Às 12h30, um bolo será cortado em frente ao Conic, com a presença de autoridades e da população.

A comemoração foi antecipada em função do feriado da Semana Santa. Segundo o  tenente coronel Alessandro Venturim, comandante do Batalhão de Trânsido da PM, a faixa de pedestres é um marco para o trânsito do DF. "O respeito ao pedestre começou em 97 e ao longo dos anos salvou muitas vidas", afirma Venturim. De acordo com ele, os brasilienses se acostumaram com a faixa. "Mesmo assim, sentimos uma necessidade de revigorar esse respeito e nesta quarta será lançada uma nova campanha, 'Respeito ao pedestre, não deixe apagar essa marca'", avisa.

No início do dia, duas faixas de pedestres, no Conic e em fente ao shopping Conjunto Nacional, contarão com a presença dos policiais. A partir daí, cerca de 40 faixas espalhadas pelo Plano Piloto serão fiscalizadas. Para educar de forma criativa, o Grupo de Educação para o Trânsito – Teatro Rodovia - realizará uma Blitz Educativa, onde pedestres e motoristas serão abordados de forma lúdica proporcionando a aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade.

domingo, 28 de março de 2010

Ceilândia comemora 39 anos de fundação



Cidade nasceu após a criação da Campanha de Erradicação das Invasões – CEI – e acabou ganhando a designação lândia que significa cidade em inglês

Tamanho da Fonte    Manoela Vinente
msouza@jornalcoletivo.com.br
  Redação Jornal Coletivo
Os moradores locais ainda têm tempo para jogos ao ar livre na praça e vivem, apesar do crescimento dos bairros, como se estivessem em uma cidade do interior, com qualidade de vidaFoto: Rúbio GuemarãesOs moradores locais ainda têm tempo para jogos ao ar livre na praça e vivem, apesar do crescimento dos bairros, como se estivessem em uma cidade do interior, com qualidade de vida
Em 1969, com apenas nove anos de fundação, Ceilândia já tinha quase 80 mil pessoas, que moravam em barracos que pareciam favelas. No mesmo ano foi criada a Campanha de Erradicação das Invasões (CEI) presidida pela primeira-dama, dona Vera de Almeida Silveira. Em 1971, já estavam demarcados 17.619 lotes, ao norte de Taguatinga nas antigas terras da Fazenda Guariroba, de Luziânia (GO). Para a transferência dos 80 mil moradores, a Novacap fez a demarcação dos lotes em 97 dias, com início em 15 de outubro de 1970.   

Em 27 de março de 1971, o governador em exercício Hélio Prates  lançava a pedra fundamental da nova cidade, hoje local onde está a Caixa-d’água, com o nome de Ceilândia, inspirado na sigla CEI e lândia, de origem norte-americana que significa cidade. A primeira família assentada foi na QNM 23, Conjunto P, Lote 12, Ceilândia Sul.

Em nove meses, a transferência das famílias estava concluída, com as ruas abertas em torno do projeto urbanístico, dois eixos cruzados em ângulo de 90 graus, formando a figura de um barril. Nos primeiros tempos foi um drama. A população carecia de água, de iluminação pública, de transporte coletivo, e lutava contra a poeira, a lama e as enxurradas.

E em 2010, Ceilândia faz 39 anos ainda com muitos problemas de acordo com seus moradores, que reclamam da falta de segurança e da sujeira no centro e nas quadras. Ceilândia hoje é bem movimentada, mas antigamente não se podia andar pelas calçadas da Avenida Hélio Prates por causa dos camelôs, que foram todos retirados e colocados no Shopping Popular. O governo construiu também o restaurante comunitário e posto policial no espaço deixado pelos ambulantes. “Melhorou muito, mas a limpeza nas ruas tem que ter mais atenção da administração”, diz Maria das Graças.  Ontem, aconteceu a 4ª Copa de Futsal, no Sesc de Ceilândia. Hoje, a programação inclui a Corrida do Coração, que chega à 5ª edição, o Desfile Cívico, no Ceilambódromo, e o Campeonato de Futebol Society de Ceilândia, na praça poliesportiva. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem da comemoração.