segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estacionamento da Esplanada tem primeiro aval do Iphan
15/07/2011
O projeto anunciado nesta quarta pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de construir um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios não deve encontrar oposição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o superintendente do órgão no Distrito Federal, Alfredo Gastal, o Iphan já tinha sido comunicado da proposta e “em princípio” não é contra. A Esplanada, assim como toda a área do Plano Piloto, é tombada.
A proposta deve passar pelo órgão que, segundo Gastal, pretende acompanhar de perto todas as etapas para garantir que não haja danos ao patrimônio da área. “Talvez, de toda a área tombada do Plano Piloto, a Esplanada (dos Ministérios) seja a mais importante porque é o eixo. Mas para resolver o problema de estacionamento em Brasília a fórmula principal é investir em um transporte público de massa moderno”, disse o superintendente do Iphan.
Hoje, o problema de falta de vagas para estacionamento na Esplanada é crítico. O Eixo Monumental, via que dá acesso aos ministérios, ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e outros órgãos, é formado por seis faixas. As laterais são usadas indevidamente como estacionamento. “Acompanharemos (o projeto) com o maior interesse porque isso pode ser uma alternativa para deixar a paisagem da Esplanada livre para respirar, porque as faixas laterais viraram estacionamento”, declarou Gastal.
Segundo Agnelo, até setembro deve ser lançado o edital para que tenha início o processo de construção do estacionamento que visa abranger todo o gramado central da Esplanada dos Ministérios. A estimativa é que ele esteja pronto até o início da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Asa Norte ganha calçadão de lazer

Flávia Maia
Publicação: 03/07/2011 13:10 Atualização: 03/07/2011 17:21
Foi inaugurado na manhã deste domingo (3/7) o calçadão da Asa Norte, situado entre as vias L2 e L4 Norte, próximo a Ponte do Bragueto. A obra faz parte Projeto Orla, que pretende democratizar o acesso ao Lago Paranoá. A próxima construção será o calçadão da Asa Sul, perto da Ponte das Garças.

Estiveram presentes na cerimônia governador Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli, o secretário de Obras Luiz Pitman, o administrador de Brasília José Messias, e o secretário de Turismo Luís Otávio Neves.

"Aqui era uma reivindicação antiga dos moradores da Asa Norte e esse ponto se transformará em uma importante opção de lazer e turismo da capital", diz Agnelo.

Monumento

O calçadão da Asa Norte tem 22 mil m², ao total, e 2km de extensão, construído com madeira e concreto. A obra fica às margens do Lago Paranoá. Tem estacionamento para 100 carros, playground para crianças, equipamentos de ginástica, praças de convivência e pergolados.
O espaço de lazer custou R$ 4 milhões.
GOSTOU DESTA NOTÍCIA? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
Mais
Correio Braziliense