sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Principais vias de Águas Claras, DF, terão sentido único a partir de sábado

25/10/2013 - G1 DF

Mudança afeta avenidas das Acácias e dos Eucaliptos, além de transversais.

Detran diz que sentido único está previsto desde projeto urbanístico.

As avenidas das Acácias e dos Eucaliptos, em Águas Claras, no Distrito Federal, terão alteração no trânsito a partir deste sábado (26). As duas vias passarão a ter sentido único. As vias transversais a elas também sofrerão alterações, desde a Rua das Aroeiras até a Rua D.

Segundo o Detran, a implantação do sentido único de circulação das vias está previsto desde a concepção do projeto urbanístico da região. A medida também atende a uma solicitação da administração de Águas Claras.

O órgão informou que o tráfego na Alameda das Acácias terá sentido nordeste-sudoeste e a Alameda dos Eucaliptos terá trânsito no sentido contrário - sudoeste-nordeste. A implantação da nova sinalização no local deve ser concluída até sexta-feira (25).

Equipes de agentes do Detran estarão nas proximidades do Shopping Quê para informar a população sobre a mudança, com entrega de material informativo nesta quinta (24), das 15h às 17h; e sexta-feira, das 11h às 13h.

A circulação em sentido único, segundo o Detran, reduz a quantidade de movimentos na via e evita conflitos que causam retenções e formação de filas, além de reduzir os riscos de acidentes. O objetivo é dar mais agilidade e fluidez ao trânsito e facilitar o acesso às quadras residenciais.

Comercial Sul de Taguatinga passa por reforma

30/09/2013 - Agência Brasília

As quadras entre a QSA 2 e QSA 24 da Comercial Sul de Taguatinga iniciaram um processo de revitalização que conta com estacionamento, ciclovia, calçadas com acessibilidade, novas placas e lixeiras, além de baias para ônibus.

"Esta revitalização vai trazer mais qualidade de vida, conforto e segurança a todos que passam pela região. Há mais de três décadas, Taguatinga Sul foi esquecida e, neste governo, estamos dando o pontapé para mudar todo o conceito das comerciais Sul e Norte", afirmou o administrador regional de Taguatinga, Carlos Jales.

Para Aldrin Luiz, que mora na Comercial Sul há 43 anos, as obras vão garantir mais tranquilidade aos moradores e acessibilidade aos que transitam pelo local. "Atualmente não temos calçadas nesta região, nem estacionamentos. Com a revitalização, as coisas ficarão mais organizadas por aqui", ressaltou o morador.

De acordo com a Administração de Taguatinga, a previsão é que as obras na Comercial Sul sejam concluídas em 180 dias.

Fonte: Agência Brasília

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Águas Claras terá mudança no sentido de ruas para desafogar o tráfego

24/10/2013 - Correio Braziliense

Com o crescente aumento da população — e, consequentemente, de carros —, Águas Claras terá novamente alterações em vias, na tentativa de desafogar o complicado trânsito da região administrativa. A partir de sábado, na região próxima à Unieuro e ao Shopping Quê, seis ruas que têm mão dupla passarão a ser de mão única. A ideia é pegar alamedas menores e aumentar a capacidade delas, sem ter que causar transtornos com obras de ampliação.

Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) passaram o dia de ontem na região, distribuindo panfletos explicativos para alertar os moradores da mudança. A ação segue até domingo. Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, José Lima Simões, a adaptação dos motoristas deverá ser tranquila. "Não teremos a necessidade de abordar condutores. Teremos a sinalização. O motorista não vai precisar adivinhar o sentido, a marcação é clara e abundante tanto no chão quanto nas placas, que vão dizer qual a rota obrigatória", explica.

As principais vias com alterações serão as alamedas dos Eucaliptos e das Acácias: cada uma terá um único sentido, facilitando o trânsito entre as quadras. "O fluxo de veículos aumentou, bem como o uso do solo por causa da criação da universidade e do shopping. Cresce o número de pedestres e também de veículos. A via fica insuficiente para passarem carros. Não é adequado aumentá-la, então, mudamos o funcionamento. Duplicamos a capacidade dessas vias", comenta Simões.

Fonte: Correio Braziliense

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais 10 meses de transtornos: Obras ao redor do balão do aeroporto só devem ficar prontas em maio de 2014

30/07/2013 - Correio Braziliense

Quem circula pelos arredores do aeroporto, principalmente os moradores do Park Way, do Núcleo Bandeirante e do Lago Sul, vai enfrentar os transtornos no Balão Sarah Kubitschek, no acesso ao terminal, por pelo menos 10 meses. O prazo final para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entregar as obras da DF-047 é 20 de maio de 2014, poucos dias antes do primeiro jogo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pela Copa do Mundo, marcado para 15 de junho. No projeto, estão previstas vias marginais em frente às concessionárias, uma passagem subterrânea ligando o aeroporto ao Plano Piloto, além de uma faixa extra nos acessos ao balão.

Até lá, os condutores precisarão de paciência. Cerca de 80 mil veículos transitam, diariamente, na pista, no trecho entre o Viaduto Camargo Corrêa, na Estrada Parque Guará (EPGU), e o balão. Um desvio alterou o fluxo e tornou o trajeto confuso para quem não passa pelo local com frequência. A principal queixa é a maior extensão da antiga rotatória, que deixou o retorno mais distante, em frente à entrada do Park Way, no caminho para o terminal. A recomendação é diminuir a velocidade e estar atento às entradas para a Estrada Parque Dom Bosco ou para a DF-047, destino da maior parte dos motoristas. O caos é ainda pior, porque as obras do BRT Corredor Eixo Sul ocorrem paralelamente.

Ainda assim, com as mudanças em 3,9 quilômetros, os maiores beneficiados serão os passageiros dos voos domésticos e internacionais. Uma passagem subterrânea facilitará o trânsito, pois quem vai ou volta do aeroporto não precisará mais passar pelo balão, podendo optar pelo túnel, sem retenções, e com três faixas de rolamento. Funcionários e clientes do Setor de Concessionárias também serão contemplados, uma vez que duas vias marginais, uma em cada sentido, garantirão o fluxo em separado de quem se dirige ao complexo aeroviário.

Em andamento

Um viaduto também será construído próximo ao prédio dos Correios, em frente ao estacionamento do aeroporto, ligando as duas vias marginais. Em contrapartida, os retornos do canteiro central ficarão interditados. Haverá ainda três faixas alguns metros antes dos acessos ao túnel do balão. Segundo o superintendente de Obras do DER, Fábio Cardoso da Silva, as intervenções tiveram início em dezembro de 2012 e estarão prontas até a Copa do Mundo (leia Linha do tempo). "Quem trabalha com isso sabe que está suscetível a atrasos por diversos fatores, mas tentaremos superá-los, muito mais porque se trata de um compromisso", afirma.

A reforma custará aos cofres públicos R$ 44,3 milhões. Do total, apenas 10% são recursos do Governo do Distrito Federal (GDF). O restante sai do programa PAC Copa, do governo federal. O viaduto próximo aos Correios passa por licitação separadamente, ao custo de R$ 8 milhões. Para Fábio, trata-se de uma obra simples, basicamente de concreto armado, então, ficará pronta com as demais. Atualmente, 120 funcionários, entre engenheiros, operários e vigias, trabalham em ritmo normal. O sistema de drenagem de águas pluviais segue em andamento antes do asfaltamento.

Com o fim da intervenção viária, devem acabar os engarrafamentos diários e os acidentes frequentes na região. A cada fim da tarde, por exemplo, o trânsito na altura do balão alcança o Eixão, a EPGU e o início do Lago Sul. A administradora do Park Way em exercício, Eliana Santana, reconhece o tumulto das máquinas e dos operários, mas avalia que o contratempo valerá a pena. "Como toda obra, existe um desconforto, mas acreditamos que é um empenho em melhorar o trecho. Vai beneficiar a comunidade, principalmente os moradores das quadras 14 a 29 da região administrativa. Antes, eles pegavam o fluxo de quem ia ou voltava do aeroporto", destaca.

O superintendente de Obras do DER concorda com Eliana e ressalta que o balão voltará a ser transitável. "Ele será reconstituído, com o mesmo aspecto do antigo. Se as plantas que estão no viveiro da Novacap estiverem em bom estado, elas serão realocadas. Se não, colocaremos outras semelhantes. O fluxo vai melhorar bastante só ao tirar o trânsito de quem vai para o aeroporto", acredita Fábio Cardoso.

Linha do tempo

Dezembro de 2012

Começa oficialmente a execução das obras na DF-047, na altura do balão de acesso ao aeroporto, com equipes de engenheiros e operários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

6 de abril de 2013

São retiradas 356 vegetações do balão, com acompanhamento da Novacap, cuja sede abriga as espécies temporariamente. Alguns brasilienses ficam revoltados com a ação, e o DER divulga uma nota para esclarecer que haverá o replantio das mudas.

27 de abril de 2013

O DER faz alterações no acesso ao local, fechando parte da DF-047 e o Balão Sarah Kubitschek. A nova configuração gera confusão entre os motoristas durante a primeira semana de funcionamento. Há desvios no local e a criação de avenidas, além de várias mudanças nos sentidos das pistas.

Gatilho para gastos em obras

23/09/2013 - Correio Braziliense

O orçamento do governo para o ano que vem prevê um investimento recorde em obras. Mas o tempo é exíguo para gastar os quase R$ 5 bilhões reservados para 2014. Por conta das eleições, haverá restrições para licitações e assinatura de contratos. A lista de empreendimentos públicos que receberão recursos do GDF é extensa, mas boa parte das inaugurações ficará para depois de 2015. Diante dos empecilhos, a determinação é privilegiar setores como o transporte público, para que obras importantes e com forte potencial eleitoral sejam entregues antes da votação.

A principal aposta do governo é a inauguração do eixo sul do Expresso DF, prevista para o início de 2014. A obra tem 35km e vai ligar o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, com corredores exclusivos para os ônibus articulados, chamados de BRT. O eixo norte, entre Sobradinho e Planaltina, já está em elaboração, e a intenção é concluir os projetos executivos para fazer a licitação até o fim do ano. Esse empreendimento prevê um trevo na altura da Ponte do Bragueto, tratado como prioridade. O GDF reservou R$ 190 milhões para esse empreendimento, mas a conclusão ficará para depois de 2015. O eixo sudoeste, que vai beneficiar Recanto das Emas, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante, custará R$ 212 milhões e ficará pronto só em 2014. É mais um empreendimento cuja inauguração não ocorrerá antes do fim do governo.

Mobilidade

Entre as obras de transporte que serão entregues antes das eleições estão nove terminais rodoviários e a reforma de outros 11. A expansão da Estrada Parque Aeroporto, que é um empreendimento para a Copa do Mundo, também será entregue em 2014 e, para isso, receberá R$ 14,1 milhões. O subsecretário de Política de Transportes, Luiz Fernando Messina, confirma que o setor é considerado prioritário e explica que também haverá investimentos na área de gestão. "Melhorar a mobilidade é um indutor de desenvolvimento econômico, social, cultural e urbano. Para isso, os investimentos na parte de gestão são fundamentais. Estamos agregando tecnologia e revendo processos."

O metrô está entre os empreendimentos que receberão recursos, mas não serão inaugurados a curto prazo. A expansão do sistema de trens terá R$ 747 milhões. Só que a abertura de cinco novas estações em Ceilândia, Samambaia e na Asa Norte só ocorrerá 32 meses depois do início das obras. "A expansão prevê mais 7,5km no metrô. A licitação começa este ano e já há recursos garantidos", explica Messina. Há ainda R$ 37,3 milhões reservados para a compra de novos trens.

A urbanização ao redor do Estádio Nacional de Brasília será concluída até julho, para a Copa do Mundo. Intervenções na região, como a construção de passagens subterrâneas ligando a arena, o Centro de Convenções e o Parque da Cidade também estão previstas. Essa obra de interligação receberá R$ 8 milhões em 2014.

Drenagem

O secretário de Obras, David José de Matos, explica que, entre os projetos prioritários, estão ainda os gastos com o programa Águas do DF, que prevê sistemas de drenagem para cidades como Plano Piloto e Taguatinga. A recuperação do asfalto também é apontada como iniciativa importante. "Estamos terminando o projeto Asfalto Novo no Plano Piloto e, em seguida, vamos começar a fazer nas vias principais das cidades, com investimento de R$ 298 milhões. A terceira etapa prevê a pavimentação dentro das quadras nas regiões administrativas e custará R$ 400 milhões em 2014", comenta David de Matos. "Ao todo, mais de 6 mil quilômetros de vias do DF receberão asfalto novo, o equivalente a quase 50% das pistas da cidade", acrescenta. A Secretaria de Obras prevê ainda prioridade para obras de urbanização de cidades como Vicente Pires, Sol Nascente e Buritizinho.

Uma das promessas do governador Agnelo Queiroz em 2010, a construção de creches vai consumir R$ 49,4 milhões em 2014. Até agora, porém, não houve avanços significativos nessa área, o que tem motivado muitas reclamações de mães moradoras de cidades carentes, que precisam recorrer a creches particulares. O aterro sanitário de Samambaia, que vai possibilitar o fechamento definitivo do Lixão da Estrutural, é outra promessa que poderá sair do papel, já que há no orçamento do ano que vem R$ 24,5 milhões reservados para o empreendimento.

Na área de segurança pública, o governo quer intensificar investimentos no monitoramento das cidades. Para isso, serão gastos R$ 12,2 milhões na compra de câmeras. Diante das reclamações frequentes sobre a superlotação dos presídios do DF, há previsão de construção de novas vagas no sistema penitenciário, a um custo de R$ 31,6 milhões.

Para onde vai o dinheiro
Confira algumas das obras que receberão recursos do orçamento de 2014
Reforma de escolas de ensino médio
R$ 4 milhões
Reforma de escolas de ensino fundamental
R$ 4 milhões
Duplicação da via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante
R$ 12,2 milhões
Paisagismo do Parque Burle Marx
R$ 5,7 milhões
Passagem subterrânea entre o Estádio Nacional, o Centro de Convenções e o Parque da Cidade
R$ 8 milhões
Construção de unidades básicas de saúde
R$ 5,1 milhões
Reforma de unidades básicas de saúde
R$ 3,1 milhões
Implantação de centros de atenção psicossocial (CAPs)
R$ 7,5 mil
Implantação de UPAs
R$ 10,2 milhões
Monitoramento de cidades por câmeras de vídeo
R$ 12,2 milhões
Construção de trevo na Ponte do Bragueto
R$ 35,7 milhões
Implantação do VLP
R$ 283 milhões
Implantação de ciclovias
R$ 6,6 milhões
Estrada Parque Aeroporto
R$ 14,1 milhões
Implementação da linha 1 do metrô
R$ 24,5 milhões
Metrô da Asa Norte
R$ 80 milhões
Implantação do VLT
R$ 153 milhões