quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Expresso de Ceilândia à W3 Sul

30/12/2014 - Agência Brasília

Expresso de Ceilândia à W3 Sul
Foto: Mariana Raphael

GDF já garantiu recursos do PAC para a construção do Expresso DF Oeste. Obras já começaram para acabar com engarrafamentos

BRASÍLIA (30/12/14) - A construção da via expressa que vai ligar Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto está garantida: o GDF apresentou o projeto que foi inteiramente aprovado pelo governo federal, e está financiando a obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Ou seja: há dinheiro para terminar o projeto.

Na verdade, a obra já começou e o viaduto do final da W3 Sul, que faz parte do complexo, já foi inaugurado, resolvendo um problema de engarrafamento de trânsito no local. No total, a via – chamada Expresso DF Oeste – terá 38,7 km de extensão, saindo da altura do Sol Nascente (Ceilândia) e chegando ao final da W3 Sul.

O termo de compromisso para repasse de recursos do Orçamento Geral da União foi assinado em junho de 2014. Ao todo, serão investidos R$ 750 milhões, provenientes do PAC da Mobilidade. Com a implantação do corredor, a expectativa é diminuir os gargalos que atravancam o trânsito no percurso.

Está previsto o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes, como a Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Será implantado, também, um sistema binário nas Avenidas Comercial Norte e Samdu.

Elas terão mão única, sendo uma com sentido centro de Taguatinga - Hélio Prates e a outra com o percurso inverso. Na EPIG serão renovados 5,4 km de pistas. A via passará a contar com quatro faixas de rolamento em cada sentido, uma com destinação exclusiva para ônibus. Serão construídos, também, quatro conjuntos de viadutos para desafogar o trânsito nas principais interseções, como a do Setor Policial Sul e a do Parque da Cidade.

OPORTUNIDADE DE UM FUTURO MELHOR - A primeira obra entregue desse sistema foi o viaduto erguido na W3 Sul, inaugurado em junho de 2014. A estrutura custou R$ 20 milhões e beneficia, aproximadamente, 80 mil motoristas que passam diariamente pelo local. O viaduto tem 55m de comprimento por 38m de largura e 5,5m de altura.

A parte superior é destinada aos automóveis que trafegam pela ESPM e, futuramente, para os ônibus do Expresso Oeste. Trafegam na parte inferior os motoristas que saem da W3 Sul com destino ao Terminal da Asa Sul.

Um túnel no coração de Taguatinga

30/12/2014 - Agência Brasília

Um túnel no coração de Taguatinga
Foto: Roberto Barroso

Valor estimado para a construção do túnel é R$ 260 milhões

BRASÍLIA (30/12/14) - O expresso DF Oeste vai passar pelo coração de Taguatinga e, por isso, serão necessárias transformações importantes no centro da cidade. A obra de maior impacto será, sem dúvida, o túnel que vai ligar a EPTG à avenida Elmo Serejo, com 830 metros de extensão e contará com duas pistas paralelas, cada uma com três pistas de rolamento em cada sentido.

O valor estimado para a construção do túnel é R$ 260 milhões, com prazo de conclusão previsto de 24 meses, após a assinatura do contrato. A primeira etapa da licitação já foi realizada, quando foram definidas, por critérios técnicos, as empresas participantes do processo licitatório.

A segunda etapa da licitação já foi iniciada. Com a conclusão da obra, os veículos que estiverem na avenida Elmo Serejo, no sentido Plano Piloto, mergulharão pelo túnel e já sairão na EPTG.

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão por ele até o início da Via do estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro de Taguatinga, aliviando o trânsito no local. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.