terça-feira, 22 de junho de 2021

Histórico

Antecedentes

Segundo a tradição, por volta de 1790, um ferreiro descendente de bandeirantes, que manejava e consertava armas, fixou-se em Planaltina à beira de um riacho, passando a ser conhecido como Mestre D´Armas. Com o tempo a região passou a ser chamada de Mestre D´Armas.

Em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva dirigiu uma representação à assembleia constituinte legislativa do Brasil sobre a mudança da capital do império. A representação tinha o seguinte texto:

"Parece-me muito útil, até necessário, que se edifique uma nova capital do império no interior do Brasil para assento da Corte, da Assembleia Legislativa e dos Tribunais Superiores que a constituição determinar. Esta capital poderá chamar-se Petropole ou Brasilia."

Em 1852, foi fundado o povoado de Brazlândia, posteriormente transformado em cidade satélite do Distrito Federal. Em 19 de agosto de 1859, o povoado de Mestre D´Armas, atual  Planaltina do Distrito Federal, foi elevado à categoria de distrito do município de Formosa. 

Em 28 de julho de 1877, na vila Formosa da Imperatriz, Goiás, o Sr. Visconde de Porto Seguro, responsável por uma comissão de colonização,  envia um ofício ao Sr. Conselheiro Thomaz José Coelho de Almeida, então Ministro da Agricultura, com o seguinte texto:

Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro. 1892. p.31


Texto - Carta de Formosa de 1877, Ofício ao ministro da Agricultura 

Em 7 de dezembro de 1890, uma notícia do jornal O Paiz anunciava o plano de transferência da capital federal para a cidade de Formosa da Imperatriz, em Goiás, antiga Couros e atual Formosa. Local escolhido pela comissão responsável de estudar a constituição do novo regime, a república.

Na 13ª sessão em 20 de dezembro de 1890, foi apresentada uma emenda ao projeto da constituição assinada por 88 deputados e senadores, que estabelecia:

"Fica pertencendo à União uma zona de 400 léguas quadradas  situadas no Planalto Central da república, a qual será oportunamente demarcada, para nella estabelecer-se a futura capita federal."

Em junho de 1891, Luis Cruls, de origem belga, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, foi nomeado chefe da comissão responsável em demarcar no Planalto Central do Brasil uma área de 14,4 quilômetros quadrados reservada, em virtude do artigo 3º da Constituição da República, promulgada em fevereiro de 1891, determinar a transferência da capital da república para o interior do país.

Também em 1891, o distrito de Mestre D´Armas do município de Formosa foi elevado à categoria de município.

Em 17 de maio de 1892, foi criada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, a chamada Missão Cruls, integrada por geógrafos, astrônomos, botânicos, engenheiros, médicos e militares chefiados por Luis Cruls. 

Em junho de 1892, partem do Rio de Janeiro, em trem, os cientistas da Missão Cruls, incumbidos de analisar o sítio da futura capital do Brasil no Planalto Central.

Marcos dos Vértices do quadrilátero do Distrito Federal da Missão Cruls

Nordeste: Formosa, GO
Noroeste: Vila Propício, GO
Sudeste: Cristalina, GO
Sudoeste: Abadiânia, GO


Detalhe do mapa dos itinerarios levantados da Missão Cruls em 1892
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O local do futuro Plano Piloto, já se encontrava delimitado pelo triângulo formado por três caminhos, conforme o mapa:

1º) Pyrenopolis - Formosa, via Mestre D´Armas (atual Planaltina DF)
2º) Santa Luzia (atual Luziânia) - Macacos
3º) Santa Luzia - Mestre D´Armas

Em julho de 1894, a Comissão  Exploradora do Planalto Central do Brasil apresentou o resultado de seus estudos em minucioso relatório, acompanhado de mapas, gráficos e tabelas.

No entanto, em função da precariedade das condições de transporte para o Planalto Central, o projeto de mudança da capital foi postergado. O cenário só foi modificado com o desenvolvimento da aviação comercial, permitindo a ligação da futura capital com os quatro cantos do país.

O norte de Goiás cresceu em função da exploração do ouro, entrando em decadência após o desaparecimento dessa atividade.


Mapa de Goiás de 1902 indicando o futuro Distrito Federal
Coleção Arquivo Nacional

Em 1910, a villa de Mestre D’Armas passou a ser denominada de villa de Altamir, denominação alterada em 14 de julho de 1914 para Planaltina. Em 1920, segundo o censo, a cidade de Planaltina contava com 830 prédios e o município 5.742 habitantes.

Em 1917, havia uma linha regular de automóvel para 16 passageiros, com frequência semanal, entre Ipamery e Formosa, passando por Cristalina, Santa Luzia e Planaltina. A viagem entre Ipamey e Cristalina demorava de 7 a 8 horas. Em carro de boi durava 6 dias inteiros e a cavalo 3 dias.


A Informação Goiana, fevereiro 1921, p.55

A Informação Goiana, fevereiro 1921, p.55

A Informação Goiana, julho 1921, p.55


Em fevereiro de 1922, já se encontrava em Formosa o material para a construção da linha telegráfica para Santa Luzia, passando por Planaltina, faltando apenas o posteamento.

Em 7 de setembro de 1922, foi inaugurada em Planaltina a Pedra Fundamental da futura capital da república, em cerimônia com a presença do presidente da república, Epitácio Pessoa. Muitas pessoas migraram para Planaltina, em função do plano de construção da nova capital.


Pedra Fundamental em maio de 2022
Foto Gabriel de Sousa


Em 7 de junho de 1932, foi criado o distrito de Brazlândia no município de Santa Luzia (atual Luziânia), mas que durou pouco tempo sendo extinto em 1938.

Em 18 de setembro de 1946, o artigo 4º da nova constituição da república determinou a mudança da capital para o quadrilátero da Missão Cruls. Foi criada a Comissão de Planejamento, Construção e Mudança da Capital, sob a chefia do general Djalma Poli Coelho, que apresentou o resultado de seu trabalho em 1948. O presidente da república encaminhou então ao congresso nacional a proposta de ser incorporada à União a área do quadrilátero Cruls. No entanto o assunto se arrastou por mais 8 anos, pois faltava escolher o sítio da futura capital dentro da área delimitada.

Em 5 de janeiro de 1953, através da lei nº 1.803 foi estabelecido o retângulo com cerca de 52 mil Km² para escolha do sítio da futura capital.

Em 8 de junho de 1953, através do decreto n² 32.976. foi criada a Comissão de Localização da Nova Capital Federal, organizada em 11 de dezembro de 1953 pelo decreto nº 36.598. 

Em janeiro de 1954, a Cruzeiro do Sul concluiu os trabalhos de aerofotogrametria.

Em 25 de fevereiro de 1954, foi contratada a firma norte-americana Donald J. Belcher Associates, para a escolha do melhor sítio para a construção da nova capital. 

Em 5 de fevereiro de 1955, o vice-governador de Goiás, Bernardo Sayão, acompanhado de membros da Comissão de Localização da Capital, num comboio de 6 jeeps, percorrem o trajeto entre Formosa e o ponto mais alto do sítio castanho, no atual Cruzeiro. No local o doutor Ernesto Silva, Secretário da Comissão de Escolha da Capital, diz: "É a Pedra Fundamental de Brasília".

Os requisitos para a escolha do local eram: clima e salubridade favorável, topografia adequada, facilidade de abastecimento de água, facilidade de acesso, solo favorável às edificações, proximidade de terra cultivável, paisagem atraente, energia elétrica, material de construção e facilidade de desapropriação. Após a escolha do sítio Castanho, a Comissão tratou de demarcar a área do futuro Distrito Federal.


O Fluminense, Niterói, 15/03/1955
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Em 15 de abril de 1955, após criteriosos estudos, foi escolhida a área e o sítio da futura capital, localizada entre o rio Preto a leste e o rio Descoberto a oeste, e entre os paralelos 15º 30´ e 16º 03´, com área de 5.850 m². No mesmo dia o governador do estado de Goiás, visando coibir qualquer especulação imobiliária, baixou o decreto nº 480 que “declara de necessidade pública e de conveniência ao interesse social a área destinada à localização da nova Capital Federal”, para efeito de desapropriação. A área, incluindo a cidade de Planaltina e o povoado de Brazlândia, contava com cerca de 6 mil habitantes


Correio da Manhã (RJ), 17/05/1955, p.6

Esboço da futura capital da república elaborado em 1955 pela Comissão 
para Localização da Capital Federal, com o nome de Vera Cruz


Correio da Manhã (RJ), 07/06/1955
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Em 15 de junho de 1955, aterriza pela primeira vez, no campo de pouso provisório da futura capital um avião, conduzindo Bernado Sayão, vice-governador do Estado de Goiás, José Peixoto da Silveira, secretário da Fazenda e o engenheiro Hermínio Cardoso. A pista de 2.700 metros de extensão, localizada próxima à atual rodoviária do Plano Piloto e  denominada aeroporto de Vera Cruz, foi construída pelo governo do estado de Goiás. Até então só havia um campo de  pouso em Planaltina.

Até julho de 1955, ainda não estava definido o nome da futura capital. Nos últimos 60 anos os nomes mais lembrados eram Brasília, Santa Cruz, Cristiania, Vera Cruz, Pedro II, Planópolis, Anhanguera, Tiradentes, Planaltina, Anchieta, Cruzeiro do Sul e Cristalina.

Em 5 de agosto de 1955, o presidente Café Filho aprova a localização da futura capital.

O Distrito Federal foi formado por territórios desmembradas de 3 municípios goianos: Formosa, Planaltina e Luziânia, sendo que a área do Plano Piloto pertencia ao município de Planaltina.


Zona Sul do Município de Planaltina por volta de 1950


Em 9 dezembro de 1955, através do decreto nº 38.251 a Comissão para Localização da Capital Federal foi transformada na Comissão de Planejamento da Construção e de Mudança da Capital Federal.

As próximas etapas para execução do plano da nova capital seriam a desapropriação das terras de todo o futuro Distrito Federal, novos estudos de reconhecimento da área e concursos para elaboração do projeto.

Em 30 de dezembro de 1955, o governo do estado de Goiás executa a primeira desapropriação (amigável) de terras do futuro Distrito Federal, a Fazenda Bananal que correspondia a área do futuro Plano Piloto, com 23 mil hectares ao custo de Cr$ 3,870 milhões.

Em 31 de janeiro de 1956, JK assume a presidência da república. 

Em 18 de abril de 1956, com a Mensagem de Anápolis, o presidente JK enviou ao congresso o projeto de lei nº 1.234 que dispõe sobre a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital para a construção da nova capital da república, conforme previsto na constituição de 1946. 


O Cruzeiro em maio de 1956, o primeiro marco de delimitação da região da futura capital
Fon Fon, 19/05/1956

Correio da Manhã (RJ), 01/06/1956, p.35


Em 19 de setembro de 1956, através da lei nº 2.874, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil  (Novacap) que funcionou como governo local até 1960. No último artigo da lei foi dado o nome de Brasília à nova capital. Na mesma lei foi criado do Distrito Federal com área de 5.817 Km² desmembrado do estado de Goiás. 

O primeiro presidente da Novacap foi o senhor Israel Pinheiro, que já trazia no próprio nome homenagem a Israel. Foi o primeiro prefeito da nova capital, exercendo o cargo até a posse do presidente Jânio Quadros em 1961. Convidado, o arquiteto Oscar Niemeyer assumiu a direção do Departamento de Urbanismo e Arquitetura da companhia.

No mesmo dia de criação da Novacap foi lançado o Edital para o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. As propostas deveriam ser apresentadas em 7 vias.

Segundo o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, na área da futura capital predominava o vento Leste

Em 2 de outubro de 1956, um avião C-47 traz o presidente JK e o arquiteto Oscar Niemeyer, que visitam pela primeira vez o local da futura capital. JK, junto ao Cruzeiro, na ponto mais alto da região (cota 1.172m), toma as primeiras providências relativas à construção da cidade, entre as quais destacam-se:

- Localização definitiva do Núcleo Pioneiro, onde ficará a residência provisória do presidente da república;
- Localização da residência presidencial definitiva, o atual Palácio da Alvorada, e de um hotel de turismo, atual Brasília Palace Hotel;
- Mudança imediata do aeroporto provisório (Vera Cruz) para local definitivo;
- Localização das primeiras estradas vicinais para permitir o tráfego aos diversos setores de obras da construção;
- Melhoria das estradas Goiânia-Anápolis-Luziânia;
- Construção dos primeiros prédios provisórios para a administração da Companhia Urbanizadora;
- Localização das primeiras vias de acesso rumo à nova capital;
- Instalação de olarias e serrarias.


Atual Praça do Cruzeiro em 02 outubro de 1956. O presidente JK nomeia o novo ministro da agricultura. Na mesma ocasião o sr. Israel Pinheiro renuncia seu mandato de deputado federal para assumir a presidência da Companhia Urbanizadora da Nova Capital

Novacap

Em 18 de outubro de 1956, foram iniciadas as primeiras obras a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital. 

Em 21 de outubro de 19556, chegam a Brasília os primeiros caminhões com o material comprado no Rio de Janeiro e Belo Horizonte para a construção da residência provisória do presidente da república, o Catetinho, também denominado Palácio de Tábuas, localizado na Fazenda do Gama, à beira do Km Zero da atual rodovia BR-040. A construção foi iniciada no dia seguinte e concluída em apenas 10 dias, sendo inaugurada oficialmente em 10 de novembro de 1956. Trata-se da primeira edificação a ser construída, após a decisão oficial de construção da nova capital

A mística de Brasília

O evento da chuva de granizo que aconteceu em 21 de outubro de 1956, quando chegaram os primeiros materiais para construção do Catetinho, iniciou o uso do termo a mística de Brasília pelo próprio JK. A chuva de granizo foi relatada em seu livro Por que Construí Brasília.


Por que Construí Brasília, páginas 58 e 59


O Catetinho foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer para Brasília. Os traços, os sonhos, então começavam a se tornar realidade. Até então o presidente JK se abrigava na Fazenda do Gama.

Em 28 de outubro de 1956, pousa em caráter experimental, na pista provisória do aeroporto de Vera Cruz, o primeiro avião comercial em Brasília, um DC-3 da Panair do Brasil de prefixo PP-PCL. O serviço regular de passageiros só foi inaugurado em dezembro dos mesmo ano pela Real Aerovias, com avião DC-3, que partia do Rio de Janeiro às 7h fazendo escalas em Três Pontes, Varginha, Belo Horizonte, Uberaba, Aragauri, Uberlândia, Goiânia, Anápolis, chegando em Brasília ao anoitecer.

Em primeiro de novembro de 1956, a Viação Araguarina inaugura a linha de ônibus regular Goiânia - Brasília, via Anápolis. Até então o acesso a Brasília em ônibus a partir do Rio de Janeiro ou São Paulo era feito através de Uberlândia e Goiânia, terminando em Anápolis, onde não havia linha de ônibus regular para o canteiro de obras.

Em novembro de 1956, foi aberta uma estrada entre a Fazenda do Gama e o local da futura residência definitiva do presidente da república, o atual Palácio da Alvorada, cujo o projeto estava sendo elaborado no Rio de Janeiro pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Posteriormente a estrada foi prolongada até a Cachoeira do Paranoá, atual barragem do Paranoá. 

Em 6 de novembro de 1956, foi iniciado o desmatamento da área do aeroporto definitivo de Brasília.

Em 10 de novembro de 1956, o presidente da Novacap, Israel Pinheiro, sugere a construção de uma ermida em homenagem a Dom Bosco na beira do futuro lago.

Em 4 de dezembro de 1956, foi iniciada a construção do primeiro posto de assistência hospitalar, o do IAPI, localizado próximo à Cidade Livre.

Em 19 de dezembro de 1956, foi fundado o núcleo pioneiro de construção da futura capital, a Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante, que deveria ser desmontada após a inauguração de Brasília. Foi a primeira área destinada aos trabalhadores pioneiros, que foram inicialmente alojados em barracas de lona cedidas pelo ministério da guerra.


Acampamento de operários em dezembro de 1856
Coleção IBGE


A Novacap concedia lotes aos interessados em estabelecer atividades comerciais ou industriais para 4 a 5 anos. Em função do caráter provisório, as construções eram de madeira. Até o fim de dezembro de 1956 o novo núcleo já contava com 5 construções de madeiras, um restaurante, duas padarias, um açougue e um hotel.

Em 20 de dezembro de 1956, chegam os primeiros caminhões com asfalto, provenientes de Cubatão, para a pavimentação da pista do aeroporto de Brasília. No mesmo mês foi inaugurado o serviço de telecomunicações.

Em dezembro de 1956, cinco empreiteiras já trabalhavam na construção de Brasília. A construtora Rabelo, que cuidava das fundações do Palácio Alvorada, e das obras do Hospital JKO, localizado próximo à sede da Novacap, atual Candangolândia. A Companhia Metropolitana e a Coenge, ocupadas na terraplenagem do aeroporto definitivo. A Empresa de Construções Gerais, que construía galpões e casas para o pessoal da Novacap que já se encontravam no local, alojados em barracas de lona cedidas pelo Exército. E a Pacheco Fernandes, encarregada de findar as fundações do Hotel de Turismo, atual Brasília Palace Hotel. O canteiro de obras de Brasília já contava com duas mil pessoas.

Em janeiro de 1957, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital lança o primeiro número da Revista Brasília.

Em março de 1957, foi aberta a primeira escola particular de Brasília, no Núcleo Bandeirante. No mesmo mês foi inaugurada a Divisão de Segurança da Novacap, a primeira polícia de Brasília.

Em março de 1957, foi instalado o primeiro hotel da cidade, no Núcleo Bandeirante, o Hotel Brasília.

Em 12 de março de 1957, foi instalada a Comissão Julgadora do Plano Pilôto da Nova Capital do Brasil. Três dias depois ela considerou vencedora a proposta nº 22 de autoria do arquiteto Lúcio Costa.

Concepção do Plano Pilote de Brasília por Lúcio Costa
Relatório do Plano Piloto de Brasília, 10/03/1957

Relatório do Plano Piloto de Brasília, 10/03/1957


Nos traços iniciais de concepção do Plano Piloto notamos que as 3 fases são todos símbolos místicos, a cruz, o triângulo e a AVE.O número 3 representa o próprio triângulo, ou seja, os 3 poderes divinos, o amor e a comunicação com outros planos dimensionais. A bandeira do místico estado de Minas Gerais, estado de origem de JK , que é um triângulo vermelho num fundo branco, representa o próprio coração. As principais construções de Brasília possuem forma triangular: O Congresso Nacional, a pirâmide do Teatro Nacional, a Torre de Televisão, a Catedral, a pirâmide de 7 faces do templo da LBV, o tronco de pirâmide do Monumento JK, a Catedral Nossa Senhora da Paz, a Igrejinha, O Memorial Tancredo Neves, as colunas dos Palácios da Alvorada, Planalto e da Justiça. Brasília é a cidade da cruz e do Triângulo. 


Primeira Missa de Brasília realizada em 03 maio 1957
Coleção IBGE


Em 1957, antes da conclusão do concurso nacional para o Plano Piloto, a Novacap já tratava da construção do Aeroporto, do Palácio Presidencial e de um hotel de turismo, os dois últimos localizados às margens do futuro lago.

Em 1957, a cidade provisória já contava com mais de uma centena de casas comercias e três agências bancárias. 

Sítio com desenho triangular por natureza, conforme o mapa topográfico a seguir:


Mapa topográfico de Brasília
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Bacia do rio Paranoá que forma o lago de mesmo nome
Mapa Hidrográfico do Distrito Federal. 2016. Sisdia. GDF



Levantamento Topográfico

Segundo relatos, a locação do projeto do Plano Piloto foi realizado pelo sistema de coordenadas astronômicas, também conhecido como sistema de coordenadas celestes.

Obras

Em 3 de maio de 1957, no ponto mais alto do Plano Piloto, na cota 1.172 metros, no ponto escolhido pela Comissão de Localização da Capital Federal para o início da abertura do Eixo Monumental, foi realizada a primeira missa de Brasília.

Em junho de 1957, foi assinado o convênio entre a Superintendência do Plano de Valorização da Amazônia e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital para o término da construção da rodovia Belém-Brasília.


Visita do presidente Craveiro Lopes em 21 junho 1957
Correio Braziliense, 25/12/1965


Em 6 de julho de 1957, foi inaugurado o primeiro hospital de Brasília, no Núcleo Bandeirante com instalações provisórias, construído de madeira.

Cachoeira do Paranoá em julho de 1958


Em 31 de maio de 1958, foi inaugurada a primeira emissora de rádio.

Em 26 de junho de 1958, foi ocupada a primeira casa do Lago, a nº 2 na QL I-7, pelo sr. Targino Pereira.

Em 30 de junho de 1958, foi inaugurado o Palácio da Alvorada, com a benção do cardeal arcebispo de São Paulo Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta. Vieram do Rio de Janeiro 10 aviões com convidados. A missa inaugural foi celebrada pelo bispo de Goiás. Na cerimônia o sr. Armando Lembardi do Núncio Apostólico leu a seguinte mensagem do Papa Pio XII dirigida ao presidente da república:


Fon Fon (RJ), julho 1958, p.15


No mesmo dia da inauguração do Palácio da Alvorada foi inaugurada a a rodovia Anápolis-Brasília e a Avenida das Nações, que liga diretamente o Palácio da Alvorada ao Aeroporto, passando pelo Setor de Embaixadas.

Em agosto de 1958, Oscar Niemeyer muda-se para Brasília. Entre 1958 e 1960 foram executados os projetos dos prédios da Praça dos Três Poderes, com o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Museu da Cidade.

Em 5 de agosto de 1958, foi pavimentada a primeira rua de Brasília, com concreto asfáltico sobre base estabilizada.

Em 12 de setembro de 1958, foram inauguradas as primeiras 500 casas populares. 

Em 1959, foi plantado um Buriti no centro da Praça da Municipalidade, a pedido de Israel Pinheiro.

Em 16 de maio de 1959, foi inaugurada a primeira usina hidrelétrica, a de Saia Velha, aproveitando o manancial da cachoeira de mesmo nome localizada próxima da divisa sul do Distrito Federal.

Lago Paranoá

Em 12 de setembro de 1959, foi iniciado o represamento do rio Paranoá para a formação do Lago Paranoá, com profundidade máxima de 38 metros.


Cachoeira do rio Paranoá em maio de 1956
local onde foi construída a barragem
Israel Pinheiro presidente da Novacap e primeiro prefeito de Brasília
Foto de 21 de abril de 1960 na inauguração da cidade


Em abril de 1960, o governo italiano presenteia ao governo do Distrito Federal uma réplica da Loba Capitolina, visto a cidade de Roma também comemorar sua fundação em 21 de abril.

A Loba Romana do Palácio do Buriti
Foto Lucio Bernardo

Símbolo do Império Romano


Enquanto isso o Rio de Janeiro, a capital da república, já era uma metrópole problemática, faltava água, a cada dia surgia uma nova favela, os transportes eram capengas e o saneamento precário. A desculpa do abandono era a faltava verba, mas para se construir Brasília no meio do nada não faltaram recursos.


Correio Braziliense


Em 1960, é inaugurado o Minas Brasília Tênis Clube, no Setor Clubes Esportivos Norte (SCEN) Trecho 3, por membros do Minas Tênis Clube de Minas Gerais. Teve como sócio número 1 o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. 


Capela Nossa Senhora de Fátima
Coleção IBGE


Matéria - Relação dos proprietários de terrenos em Brasília. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1960.

Em 1961, foi concluída a construção da ponte do Bragueto sobre o Lago Paranoá.

Em janeiro de 1967, foi concluída a construção da ligação entre as vias L2 Sul e L2 Norte.

Em 1969, a Ordem Espiritualista Cristã Vale do Amanhecer, fundada em 1959 pela clarividente Tia Neiva na Serra do Ouro, foi transferida de Taguatinga para Planaltina. 

Em primeiro de julho de 1969, foi inaugurado o edifício-sede do Touring Club do Brasil, localizado no Eixo Rodoviário Sul, junto ao Eixo Monumental.

Em 1967, é iniciada a construção da Super Quadra Sul 112, pela Novacap e o Superior Tribunal Militar.

Em 1968, é concluída a construção do Teatro Pedro Calmon, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, integrante do Conjunto do Quartel General do Exército.

Em 1969, foi inaugurado o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, projetado pelo arquiteto Nauro Esteves. O mesmo arquiteto foi responsável pelos projetos do Hotel Nacional, Superior Tribunal Militar (STM), Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros. Antes da inauguração do Palácio do Buriti a cidade era governada pelos prefeitos nomeados pelo presidente da república.

Carta Guia de Brasília de 1969


Morfologia

O Distrito Federal é composto de 7 bacias hidrográficas: rio Maranhão, Preto, Corumbá, Descoberto, Paranoá, São Bartolomeu e São Marcos. O Brasil é composto de 12 bacias hidrográficas, sendo 3 contíguas ao Distrito Federal: Tocantins/Araguaia, Paraná/Prata e São Francisco.

Em 1971, é fundada a cidade satélite de Ceilândia com moradores transferidos de invasões. Sua caixa d´água foi construída em 1974.

Em julho de 1971, diversos órgão concluem a construção de suas garagens no Setor de Garagens Oficiais, entre eles o Detran-DF, Departamento de Estradas de Rodagem do DF, Corpo de Bombeiros do DF, TCB, Garagem da Caixa Econômica Federal e Garagem do Tribunal de Contas da União.


Ginásio Nilson Nelson inaugurado em abril de 1973
Cartão Postal


Em setembro de 1973, prosseguiam as obras de duplicação da ligação entre as cidades satélites de Taguatinga e Núcleo Bandeirante.

Em outubro de 1973, foi concluída a duplicação do primeiro trecho da Estrada Parque Ipê (DF-065), entre o Gama e a Estrada Parque Contorno. O segundo trecho, até o balão do do Catetinho, estava prestes a ser concluído.

Em novembro de 1973, é inaugurada a Estrada Parque Guará (EPGU) ligando o Guará II ao Plano Piloto, desafogando a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).


Correio Braziliense, 29/01/1974

Correio Braziliense, 23/03/1974


Em 1976, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Brasília, no início do Eixo Monumental, no local do antigo campo de pouso Vera Cruz, aberto em 1955 pelo governo de Goiás. Em 1981 foi transformada na Rodoferroviária de Brasília, passando a receber as linhas de ônibus interestaduais transferidas da rodoviária do Plano Piloto. Em 1992, foi suspenso o único serviço de trens de passageiros para o Distrito Federal, o trem Bandeirante que ligava Campinas a Brasília.

Em 1977, é inaugurada a Praça dos Cristais no Setor Militar Urbano.

Em 10 de março de 1977, é inaugurado o primeiro hipermercado Carrefour da cidade, na área conhecida como pelezão, atual Parkshopping.

Em abril de 1977, foi inaugurado o trevo de triagem de Taguatinga.


A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em abril de 1977
Operação especial de mão única


Em agosto de 1977, foi concluída a duplicação do Eixo Monumental, no trecho de 3,5 Km entre a Praça do Cruzeiro e a estação ferroviária. No mesmo trecho foi construído o trevo de acesso ao Setor Militar Urbano. A obra era considerada o primeiro trecho da Via Estrutural.

Em 1978, foi inaugurada a Estrada Parque Ceilândia (EPCL), também conhecida como Via Estrutural, com 14 Km de extensão ligando o Eixo Monumental ao Km 0 da rodovia BR-070, no entroncamento com a Estrada Parque Contorno (DF-001). A nova via foi construída para desafogar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que já operava em regime especial de mão única, no sentido Plano Piloto, no horário de pico da manhã. A proposta da Via Estrutural era para também ser usada pelo transporte de massa.


Cruzamento da Via Estrutural com a EPIA


Em 30 de maio de 1980, a cidade passou a contar com dois hotéis cinco estrelas. Em solenidade, o presidente da Embratur concedeu ao Carlton Hotel o certificado de 5 estrelas.

No mesmo dia foi inaugurado o viaduto ligando as quadras 115 e 215 na Asa Norte.

Shopping

Em 8 de maio de 1983, em cerimônia com a presença do presidente João Figueiredo, foi inaugurado o Park Shopping, com 130 lojas.

Em 21 de outubro de 1989, é inaugurado o Templo da Legião Boa Vontade, em ponto estratégico da Asa Sul, na entrada da cidade, junto ao Cemitério Campo da Esperança, Setor Hospitalar e setores de Templos e Escolas.

Em 1991, o Papa João Paulo II celebra uma missa na Esplanada dos Ministérios, junto ao Congresso Nacional.


Inauguração do Viaduto Ayrton Senna em 1994


Em 12 de dezembro de 1994, no Eixo Monumental, foi inaugurada a Catedral Militar Rainha da Paz.

Em 1996, no Eixo Monumental, ao lado da Praça do Buriti, foi criada a Praça dos Próceres, com bustos de bronze em homenagem a Che Guevara, Luís Carlos Prestes e Yasser Arafat, entre outras figuras da américa latina.

Em dezembro de 2008, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOC), com sede em Barcelona, realizou uma pesquisa popular para escolher as Setes Maravilhas da Capital, que foram:

Templo da LBV
Palácio do Planalto
Congresso Nacional
Palácio da Alvorada
Ponte JK
Catedral de Brasília
Santuário Dom Bosco

Em 2010, no Setor Militar Urbano (SMU), é inaugurada a sede da Poupex com 30 mil metros de área construída e teatro com 649 lugares. A Poupex (Associação de Poupança e Empréstimo) faz parte da Fundação Habitacional do Exército.

Sede da Poupex no Setor Militar Urbano
Foto Divulgação


Em 15 de abril de 2020, o Costa Atacadão inaugura sua primeira loja no Distrito Federal, em Taquari.

Em 24 de junho de 2020, o tradicional Hotel Nacional, um dos mais antigos da cidade, fecha suas portas.

Em 20 de julho de 2020, foram iniciadas as obras de construção do Túnel do Centro de Taguatinga, com duas pistas paralelas de 1.010 metros de extensão, cada uma com 3 faixas de circulação. O túnel foi aberto ao tráfego em 5 de junho de 2023.

Em 27 de julho de 2020, foram iniciadas as obras de construção de dois novos viadutos entre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e o Eixo Sul, integrantes do Eixo Oeste de ônibus. O primeiro viaduto, denominado 62, foi entregue ao tráfego em primeiro de julho de 2022. 

Em 10 de junho de 2021, o Instituto Brasília Ambiental emite licença para a construção de viadutos nos entroncamentos da rodovia DF-001 com a DF-027 e a DF-305.

Em 16 de junho de 2021, o governo do Distrito Federal anuncia o plano de construção de um viaduto no entroncamento da Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV) com a rodovia DF-001 e da duplicação da rodovia DF-001, no trecho entre o balão da Ponte JK até a Barragem do Paranoá.

Em 21 de junho de 2021, o governo do Distrito Federal anuncia o plano de implantação do corredor exclusivo para ônibus Eixo Oeste, ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, com 30 Km de extensão, passando pela Avenida Hélio Prates, Centro de Taguatinga, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Setor Policial Sul. No mesmo dia foi assinada a ordem de serviço para a construção do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas, no Sudoeste.

Em 23 de junho de 2021, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprova a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF). O Distrito Federal contava com apenas duas universidades: a Universidade de Brasília (UnB), pública e federal, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), privada sem fins lucrativos, sendo uma das quatro unidades da federação que não possuíam uma universidade estadual.

Em 24 de julho de 2021, é demolido o viaduto da Avenida Samdu no Centro de Taguatinga, em continuidade às obras de construção do Túnel de Taguatinga, orçado em mais de 200 milhões de reais.

Em 20 de agosto de 2021, em Vicente Pires, em solenidade com a presença do governador do Distrito Federal, é inaugurada a ponte entre a Rua 4 e a Avenida da Misericórdia, com 82 metros de extensão e 13,8 metros de largura, com investimento de R$ 2,3 milhões.

Em 23 de setembro de 2022, foi entregue o primeiro trecho da duplicação da DF-250, com 3,3 quilômetros do total de 5,5 Km da obra, situada entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) e a Estrada Parque Tamanduá (DF-015) até o acesso ao Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.

Em 30 de setembro de 2022, foi entregue a primeira etapa da obra de duplicação da Rodovia DF-001 no Jardim Botânico, com 10 quilômetros de extensão, entre as rodovias DF-095 e BR-080.

Em 6 de outubro de 2022, foram iniciadas as obras de pavimentação da DF-131 em Planaltina, num trecho de 6,1 quilômetros de extensão.

Em 15 de agosto de 2022, foi aberto ao tráfego o segundo novo viaduto ligando o Setor Policial Sul às vias L2 Sul e L4 Sul, cujas obras foram iniciadas no segundo semestre de 2020. A estrutura faz parte do futuro Corredor Eixo Oeste de ônibus, que liga o Sol Nascente ao Plano Piloto.

Em 30 de março de 2023, foi entregue ao tráfego a primeira etapa do Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG). O viaduto faz parte do conjunto de obras do Corredor Eixo Oeste, que faz a ligação do Sol Nascente até o Plano Piloto.

Em 5 de junho de 2023, é inaugurado o Túnel de Taguatinga.

Em julho de 2023, foi inaugurado o SESI Lab, espaço de ciência, arte e tecnologia, instalado no antigo prédio do Touring Club do Eixo Monumental, junto à Rodoviária do Plano Piloto.

Em setembro de 2023, foi concluída a pavimentação da rodovia DF-361, com 3 Km de extensão entre o Gama e Santa Maria, localizada entre as rodovias DF-480 e DF-483, passando na porta do Campus da UNB.


Rótula do Aeroporto em 2023


Em 21 de outubro de 2023, em cerimônia com a presença do governador Ibaneis Rocha, foi inaugurado o Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, ligando a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) ao Sudoeste e ao Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.  Foram investidos R$ 24,6 milhões na construção da obra viária pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com financiamento da Caixa Econômica Federal.


Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira inaugurado em 21/10/2023

Alvorada em Brasília. O Eixo Monumental com a Praça do Cruzeiro em primeiro plano
Brasília, cidade mística, representa o sagrado e nosso plano cármico na Terra
como também sinaliza a chegada da Nova Era
por estar situada junto a uma das principais portas da Nova Jerusalém




População do Distrito Federal

1955        6.000


REFERÊNCIAS:

FREITAS. A. de Paula. Objeções à mudança da capital do Brasil. Revista do Instituto Polytechico Brasileiro. Rio de Janeiro. 1892. p.31.

Salada de Fructas. O Paiz. Rio de Janeiro. 07 dezembro 1890. p.1.

Na conferência ministerial. Monitor Campista. Campos dos Goytacazes. 09 junho 1891. p.1.

AUGUSTO, Paulo. Luiz Cruls. O Album. Rio de Janeiro. setembro de 1893. p.2.

PIMENTEL, Antonio. A Nova Capital Federal e o Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro. Typ. e Papelaria Impressora. 1894. vol 1. p.128.

SILVA, Ernesto. Os autêntico pioneiros. Correio Braziliense. Brasília. 25 dezembro 1965. p.17.

Adiantada pista que ligará SRIA à EPIA. Correio Braziliense. Brasília. 25 setembro 1973. p.15.

Praças do DF sofrem com descaso, acúmulo de lixo e falta de manutenção. Correio Braziliense. Brasília. 25 outubro 2016.

BRITO, Débora. Primeira residência presidencial de Brasília, Catetinho completa 60 anos. Agência Brasil. 12 novembro 2016.

GARZON, Matheus. Após ordem de despejo, Hotel Nacional fecha e passará por reformas. Metrópoles. 24 junho 2020.

Um novo viaduto e a duplicação da DF-001 na altura do Jardim Botânico. Agência Brasília. 17 junho 2021.

Corredor Eixo Oeste vai ligar Sol Nascente ao Plano Piloto. Metrópole. 21 junho 2021.

VINHOTE, Ana Luiza. Criação da Universidade do DF é aprovada pela CLDF. Agência Brasília. 23 junho 2021. 

Túnel de Taguatinga: Viaduto da Samdu é demolido. Agência Brasília. 27 julho 2021.

Inauguração da ponte entre a Rua 4 e a Avenida da Misericórdia. Agência Brasília. 20 agosto 2021.

MARRA, Pedro. Obras de Túnel de Taguatinga ficarão prontas até julho de 2022, segundo GDF. Correio Braziliense. 29 agosto 2021.

NONATO, Alexandre F. JK e os Bastidores da Construção de Brasília. 2010. Editares.

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