31/12/2014 - Agência Brasília
Foto: Mary Leal / Arquivo
BRASÍLIA (31/12/14) - O Planetário de Brasília foi reinaugurado pelo GDF após ficar 16 anos sem funcionar. O monumento passou por uma reforma que implantou tecnologia de ponta ao mesmo tempo em que resgatou parte do antigo projetor.
O antigo equipamento de projeção, o SpaceMaster, foi reformado, e um novo modelo atualizado, o Power Dome VIII, instalado. Atualmente, só existem dois modelos desse aparelho em funcionamento, ambos na Alemanha. Brasília é a primeira cidade do Brasil a ter acesso a essa tecnologia capaz de projeções multidisciplinares imersivas com efeitos tridimensionais.
A nova estrutura do planetário oferece sala de projeção, com capacidade para 108 pessoas e cúpula para exibição das imagens; biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas para proporcionar a visualização adequada das projeções, além de três salas para reuniões e área de alimentação.
A estudante Vislaine Passos, 18 anos, celebrou bastante a reabertura do Planetário. Aluna de Engenharia Espacial da Universidade de Brasília (UnB), ela vê no lugar não somente uma opção de lazer, mas também um instrumento para pôr em prática aquilo que aprende na sala de aula. "É um incentivo à curiosidade científica, impulsiona o interesse pelo assunto de diversas maneiras, sobretudo nas crianças", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário