23/07/2010 11h30
O novo terminal rodoviário interestadual de Brasília recebeu etiqueta de maior eficiência energética (A) em sua envoltória – fachada e cobertura - por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de conservação de energia desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para edifícios. No Brasil, este é um dos 11 edifícios etiquetados.
De acordo com o Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (Unb), responsável pelos estudos e avaliação da estrutura, a combinação de cores claras, materiais adequados e proteção solar garantem um bom desempenho térmico e energético ao complexo.
Os níveis de eficiência energética podem variar de A (mais eficiente) a E (menos eficiente). Os sistemas avaliados na etiquetagem de edifícios são a Envoltória, Iluminação e Condicionamento de Ar. O método também prevê bonificações (pontos extras) para o uso racional da água, energias renováveis, etc.
Da Redação do Jornal Alô Brasília com informações da vice-governadoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário