18/12/2010 - DFTV 1ª Edição
Os principais motivos para morar na rua são o desemprego e problemas com a família. Hoje existem apenas 25 educadores de rua para abordar e oferecer ajuda a essas pessoas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social calcula que há 2.365 moradores de rua no DF. Para chegar a esse número e ao perfil dos moradores foram feitas entrevistas durante a noite.
A maioria dos moradores de rua é homem com mais de 18 anos; 25% sobrevivem com o que ganham para guardar e lavar carros. Mas há os que dependem exclusivamente das esmolas; 80% dos que moram na rua vieram de estados como Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Nem metade cursou até a quarta série.
Os principais motivos para morar na rua são o desemprego e problemas com a família. Treze por cento dos adultos declararam que fazem uso continuo de algum tipo de droga e 10% também consomem álcool.
Entre os que têm menos de 18 anos, a maioria é de meninos. Quase 40% tem entre 7 e 14 anos e estudaram pouco. Quase 10% dos jovens revelaram que estão na rua pela facilidade em usar drogas; 15% confessaram que fazem uso continuo de algum entorpecente.
Hoje existem apenas 25 educadores de rua para abordar e oferecer ajuda a essas pessoas. A pesquisa vai ajudar o governo a reformular as políticas sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário