domingo, 2 de dezembro de 2012

Dois anos após ser concluído, trecho da EPTG apresenta rachadura

23/11/2012 - G1

Trinca tem aproximadamente 4m de comprimento e 50cm de profundidade. DER fez vistoria no local e informou que rachadura vai ser fechada.

Rachadura tem cerca de 50cm de profundidade (Foto: TV Globo/ Reprodução)
Do G1 DF

Trecho da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) concluído há dois anos apresenta uma rachadura de quase quatro metros de comprimento e cinquenta centímetros de profundidade, como mostra reportagem do DFTV. A trinca se formou perto de um córrego, no ponto de encontro entre uma ponte e a pista marginal da via, no sentido Águas Claras, próximo à saída para a Estrutural.

Com a enxurrada provocada pela chuva dos últimos dias, o solo às margens do córrego cedeu. O governo do Distrito Federal já investiu R$ 306 milhões na EPTG. Na tarde desta sexta-feira (23), funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizaram vistoria no local da rachadura. "Nós vamos agora fechá-la para a água se direcionar para a canaleta, sem problema nenhum, sem perigo nenhum", declarou o chefe de gabiente do DER, Reinaldo Teixeira


O professor de geotecnia da Universidade de Brasília Newton Moreira Souza esteve na EPTG e avaliou que a ponte próxima à trinca não corre risco de desabar. No entanto, ele alerta para o dano ambiental. "Essa rachadura está promovendo um processo erosivo, carreando sedimentos para o córrego que podem causar um assoreamento e provocar problemas ambientais", disse o professor.


Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df . Siga também o G1 DF no Twitter e por RSS .



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário