terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Governo federal libera R$ 12 bi para investimentos em infraestutura na capital

24/11/2012 - Correio Braziliense

O Governo do Distrito Federal tem à disposição R$ 12 bilhões para investir em infraestrutura até 2014. O dinheiro, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será aplicado, principalmente, nas áreas de transporte e habitação. Depois dessa data, o valor poderá superar R$ 15 bilhões. O GDF incluiu R$ 3 bilhões no Projeto de Lei Orçamentária de 2013, que deve ser aprovado até dezembro, para complementar as obras de infraestrutura. Além disso, o Executivo local articula recursos para o PAC do Entorno.

Os investimentos do programa para o DF foram divididos em seis eixos temáticos/programas: transporte; Minha Casa, Minha Vida; Cidade melhor; Água e luz para todos; energia e Comunidade cidadã.


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Números em descompasso

26/11/2012 - Jornal de Brasília

O crescimento do número de carros no Distrito Federal impressiona e passa longe do aumento da quantidade de habilitados. Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran), na comparação entre 2004 e 2011, o número de motoristas passou de 1.049.669 para 1.367.032, um aumento de 30,2%. Já o número de veículos passou, no mesmo período, de 775.112 para 1.317.721 – ou seja, cresceu 70%. A combinação, atrelada à descrença da população no transporte público, resulta nos rotineiros e estressantes congestionamentos, que já não são comuns apenas em horários de pico.

O diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra, avalia que o aumento do poder aquisitivo exerce grande influência no aumento da demanda por veículos. Para ele, as facilidades de crédito que o mercado oferece tornam isso possível. "O carro virou um objeto de consumo de fácil acesso, a partir do simples desejo de as pessoas terem o próprio veículo", diz. Dessa forma, quem antes tinha carteira, mas não poderia comprar um carro, agora pode.

Consumo

No ponto de vista de Bezerra, o aumento da frota se dá por uma série de motivos, entre eles, o costume das famílias – entre a classe mais favorecida – de presentear os filhos com um carro ao atingirem a maioridade. Essa situação, segundo ele, se destaca em Brasília. Outro motivo são os cidadãos que vislumbram possibilidades de melhoria de vida a partir de empregos onde a Carteira de Habilitação é instrumento de trabalho. Um clássico exemplo são os motoboys. "Esses são os perfis dos motoristas e os motivos pelos quais indicamos o aumento de habilitados e carros", conta.

Exame prático do Detran reprova 34%

Outro fator que aponta esse descompasso é o alto índice de reprovação nos exames para obter a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). Estudo da Secretaria de Segurança aponta que, no primeiro semestre deste ano, 34% dos candidatos reprovaram na avaliação prática, e 31% na teórica.

O especialista em trânsito e transporte urbano da Universidade de Brasília (UnB) Artur Moraes comenta que tamanha aquisição de carros prejudica a cidade, uma vez que não há estrutura para um número tão elevado de veículos. "Quem toma as decisões para melhorar a situação é quem está dentro do carro, e não do lado de fora enxergando o problema", dispara.

Transporte ruim

O programador de sistemas Leonardo dos Reis possui carro e moto, mas opta por se deslocar de carro por achar mais seguro e confortável. Mas reclama dos congestionamentos pela carência no transporte público. "Tiraram as faixas de aceleração para instalar as exclusivas para ônibus. Não há coletivos suficientes para a demanda, e enxugaram as vias para os carros transitarem. O resultado é uma baita confusão. Ter um automóvel em Brasília não é opção, e sim necessidade", considera.

Ponto de vista

O professor Paulo Cesar Marques da Silva, especialista em trânsito, explica que é preciso investir no uso de transporte público para desafogar o congestionamento. "O aumento da frota de veículos acompanha o desenvolvimento da população. O grande problema é o uso intenso do carro pelos brasilienses, que resulta em um completo caos nas vias.

Fonte: Jornal de Brasília


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domingo, 2 de dezembro de 2012

Dois anos após ser concluído, trecho da EPTG apresenta rachadura

23/11/2012 - G1

Trinca tem aproximadamente 4m de comprimento e 50cm de profundidade. DER fez vistoria no local e informou que rachadura vai ser fechada.

Rachadura tem cerca de 50cm de profundidade (Foto: TV Globo/ Reprodução)
Do G1 DF

Trecho da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) concluído há dois anos apresenta uma rachadura de quase quatro metros de comprimento e cinquenta centímetros de profundidade, como mostra reportagem do DFTV. A trinca se formou perto de um córrego, no ponto de encontro entre uma ponte e a pista marginal da via, no sentido Águas Claras, próximo à saída para a Estrutural.

Com a enxurrada provocada pela chuva dos últimos dias, o solo às margens do córrego cedeu. O governo do Distrito Federal já investiu R$ 306 milhões na EPTG. Na tarde desta sexta-feira (23), funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizaram vistoria no local da rachadura. "Nós vamos agora fechá-la para a água se direcionar para a canaleta, sem problema nenhum, sem perigo nenhum", declarou o chefe de gabiente do DER, Reinaldo Teixeira


O professor de geotecnia da Universidade de Brasília Newton Moreira Souza esteve na EPTG e avaliou que a ponte próxima à trinca não corre risco de desabar. No entanto, ele alerta para o dano ambiental. "Essa rachadura está promovendo um processo erosivo, carreando sedimentos para o córrego que podem causar um assoreamento e provocar problemas ambientais", disse o professor.


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