quinta-feira, 7 de abril de 2011

Novacap conclui obras da nova Feira da Torre de TV e tapumes são retirados

07/04/2011 - Correio Braziliense - Thais Paranhos

Operários dão os retoques finais nas novas bancas da Torre de TV
O tapume que cercava as obras da nova Feira da Torre de TV foi retirado na manhã desta quinta-feira (7/4) para dar início ao processo de transferência dos comerciantes das barracas azuis, abaixo da torre, para o novo espaço.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) já finalizou as obras, mas os boxes ainda deverão passar por inspeções feitas pela Coordenadoria de Cidades. Após essa avaliação, e somente com o consentimento da coordenadoria, é que os feirantes poderão ocupar as novas lojas.

Eles reclamaram o fato de a nova Feira não ter obedecido o projeto original e denunciam superfaturamento. Por meio de nota oficial, a Novacap informou que o projeto foi executado de acordo com as exigências feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Seduma), do Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

Segundo a Novacap, existem divergências nas quantidades do metro quadrado de calçadas e esquadrias referente ao aditivo de 2010. O problema foi encaminhado à presidência da companhia e ainda estão sendo apurados pela secretaria de Transparência.

5 comentários:

  1. Brasília DF
    09 de Abril de 2011, Sábado

    Minha opinião é para a conservação dos monumentos de Brasília DF Capital do Brasil!!!
    Ao meu ver, essa Feira de Artesanato da Torre de TV deveria ter sido transferida a muito tempo, porque a Torre de TV é um monumento além de abrigar as antenas de TV e Rádio e que hoje em dia serão substituídas pelo sistema digital e essa torre não comporta o novo sistema digitalizado e ultra moderno que o Brasil está adotando, então ela que é lindíssima e faz parte não só da paisagem más do turismo de Brasília, principalmente por causa do mirante, onde se vê uma bela paisagem de Brasília DF Capital do Brasil, ela tem que ser mais conservada e nos últimos governos ela ficou um lixo bem no centro do Eixo Monumental da Capital do Brasil, e essa Tradicional Feira de Artesanato, com o passar dos anos ficou abandonada e as barracas da feira ficaram permanentes e com isso deram um aspecto de bagunça em volta do monumento Torre de TV tirando a imponência desse belo monumento, e o pior a Feira não condiz com o nome Feira de Artesanato porque é uma verdadeira bagunça e sendo turística tem realmente que se organizar respeitando os artesãos que moram em Brasília DF e trabalham nessa Feira, dando um aspecto melhor !!!
    Durante a semana ou melhor o ano todo O Monumento Torre de TV de Brasília DF Capital do Brasil, fica com essas horríveis barracas em volta e da impressão de feira suja estragando e poluindo o monumento lindíssimo que é a Torre de TV e que fica na região central de Brasília, além do mais repito isso não pode se chamar de uma verdadeira Feira Turística de Artesanato da Capital do Brasil!!!
    Senhor Governador Agnelo cuide bem da nossa querida e Tradicional Torre de TV, ela é lindíssima, e nos últimos governos ela virou um lixo bem no centro da Capital do Brasil, como já disse!!!
    Cuide Senhor Governador Agnelo principalmente no Natal onde se montam verdadeiras porcarias que chamam de Árvore de Natal, e sendo muito baixa e os fios muito espaçados tirando o formato de uma árvore natalina que tem o formato de um cone que é o pinheiro de natal, como eram as primeiras decorações, melhorar sim iluminando a parte laranja onde ficavam as antigas antenas e dessa parte descer os fios com menos espaços entre eles e na cor branca comum imitando ouro, a parte laranja ficaria imitando uma ponteira que é uma estrela cadente que fica em cima das árvores natalinas que tradicionalmente são os pinheiros, e não me digam que não pode descer os fios dessa parte laranja devido à interferência, porque agora não mais terá antenas de TV, e principalmente durante o ano seguir o exemplo da Torre da Capital da França Paris a Torre Eiffél, sendo iluminada como um monumento deve ser, mas na cor branca comum e nunca na cor branca de neon, porque não dá destaque a Torre, devido ela não ser Branca Como a Catedral de Brasília e por isso não aparece a estrutura ou melhor a própria Torre de TV e a cor branca comum vai dar efeito de ouro no Majestoso monumento que é a nossa querida Torre de TV da nossa querida Brasília DF Capital do Nosso querido Brasil!!!
    Daniel Abreu Celso de Souza

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel! Estou verdadeiramente impressionada com o teu amor por aquele monumento chamado torre de tv. O verdadeiro monumento erguido ali, chamemos de monumento imaterial, é a história de vida de cada um dos artesãos da feira. Não nego em absoluto que a feira foi corrompida por verdadeiros comerciantes. Não posso também negar que o industrial invadiu nosso espaço, mas isso é minoria dentre os expositores. Segundo dizem, basta uma maçã estragada... A torre é um monumento fálico... cuidado com tanto amor!

    ResponderExcluir
  3. Que triste ver que nenhum governo que passou por brasília foi capaz de conseguir criar políticas públicas que conseguissem no mínimo amenizar esse quadro tão depressivo e que faz desta cidade um lugar tão triste, onde as calçadas de pedestres se convertem em pistas de automóveis, e as pessoas, estas agora são carros, e se não são consumidores nem carros, então são mendingos, outsiders, perdidos e deslocados em uma cidade que não lhes da o direito fundamental de vida e identidade...
    Agora o que será do espaço abaixo da torre de TV. Um monumento não é mesmo??? como o congresso, como o museu, para turistas passarem com seus carros e tirarem suas fotos, ou talvez descerem de seus carros um breve momento para tirar uma foto, subir no mirante e logo ir embora, ao final, não haverá nada para fazer naquele lugar alem disso.
    Escrevo isso porque essa é uma dor não apenas minha, mas junto comigo está uma gigantesca parte da juventude e demais faixas etárias desta cidade que sofrem com esse isolamento, essa falta de sensibilidade para com a coisa pública e os espaços de convivência, de arte, de cultura.
    Sem arte, cultura, manifestações de vida, uma cidade se reduz ao pó de monumentos... precisamos de lugares que valorizem o ser humano, que o convidem a estar presente e fazer parte dos locais. Que possa reunir-se com seus amigos, encontrar gente, fazer amizades, trazer idéias, música. Espaços que possam abrigar intervenções urbanas de todas as índoles. Que dê espaço para que as pessoas se expressem e soltem sua imaginação, seja em rodas de capoeira, grupos de teatro, palhaços, grupos musicais, bonecos, fantonches, estátuas vivas, apresentações de circo, malabarismo, dança, skate, enfim... por aí segue uma infinidade de coisas que infelizmente não são prioridades nesta cidade. A tradicional feira da torre de TV ainda conseguia dar um pouco de vida à essa cidade, as pessoas vinham da rodoviária para passear o fim de semana. Podiam ter a sorte de se depararem com a apresentãção de algo logo ali abaixo da torre, porque alí pelo menos há uma coisa fundamental e que não há na nova feira, SOMBRA. Para evitar as manifestações culturais autônomas, de gente que chega de varios lugares do Brasil, da América latina e até mesmo de outros lugares do mundo, os distintos governos que passaram por aqui, e tudo indica que Agnelo não é exceção, sabem fazer do Sol um imenso mar que divide e isola as pessoas em seus carros, em shoppings centers, ou nas pequenas brechas de sombra que afortunadamente aparecem mas que ainda assim são indignas de uma decente convivencia humana.

    ResponderExcluir
  4. 1ª Parte
    Brasília DF
    Quarta feira 09 de Novembro de 2011
    Nana você não entendeu nada do meu comentário, quando eu disse que era feia a Torre de TV de Brasília com essas barracas de lona aglomeradas no pé ou base que chamavam de Feira de Artesanato, era sim porque em dias que a feira não funcionava ficavam moradores de rua entre as barracas e tinha alguns furtos nas barracas por se lona, depois quando ela ficou fixa, ou seja, ela não era mais só montada nos finais de semana, ela ficava montada para sempre tentaram mudar para barracas de metal, só que a Tradicional Torre de TV de Brasília foi projetada não somente para ser uma torre de antenas de Rádio e TV e sim um monumento, por isso é o monumento mais visitado de Brasília DF Capital do Brasil devido ao seu mirante que tem uma vista lindíssima de nossa querida Capital do nosso querido Brasil, e a feira escondia a beleza da sua base e mais ainda parecia uma feira principalmente de cidades do interior onde se monta na rua para vender alimentos, ou seja, não tinha cara de Feira de Artesanato e Tradicional de Brasília DF Capital do Brasil, e sim cara de uma feira hiper desorganizada!!!
    E o mais agravante sem nenhuma higiene no local, onde os turistas jogavam o lixo que era resto de alimentos no chão e com isso atraia muitos insetos, ratos e ratazanas, isso sim era uma falta de respeito com o próprio artesão, pois eles trabalhavam em cima de um lixo, onde tinha as grades da saída de ar do subsolo da Torre de TV e se escondia insetos, ratos etc, fora o vento forte, a chuva, o sol e mais ainda o perigo de alguma pessoa atirar alguma coisa do mirante como uma pedra e cair em um turista ou feirante!!!
    Eu sempre fui a favor de uma verdadeira Feira digna de ser chamada de Tradicional Feira de Artesanato e perto da Tradicional Torre de TV onde é Tradição em Brasília DF Capital do Brasil, só que não suja e aglomerada tirando a visão do monumento Torre de TV de Brasília, e que vai ser somente um monumento, pois o sistema analógico está acabando no Brasil e no mundo e ela vai ser substituída pela nova Torre Digital de Brasília, só que como ela é bonita resolveram não desmanchá-la para construir a Torre Digital em seu Lugar, por isso como Monumento Tradicional chamado Torre de TV de Brasília Capital do Brasil ela deve ter destaque e seu lugar onde foi construída é bem no centro do Eixo Monumental de Brasília Capital do Brasil, e em um lugar mais alto do Eixo, onde se pode vê-la de vários pontos de Brasília, e ficava horrível ela coberta de barracas feias, é a mesma coisa que artesãos Franceses aglomerarem em volta da Torre Eiffel em Paris Capital da França, ela também é um monumento e conhecido não só na frança, mas no mundo!!!
    Nana você há de convir comigo que o local da antiga feira era hiper sujo, pois quando foi feita a limpeza, ou seja, a retirada das antigas e horríveis barracas, o que saiu de insetos, ratos e ratazanas, foram tanto que foi notícia não só nos jornais e tele-jornais de Brasília, mas em vários jornais que circulam a nível nacional e em tele-jornais também a nível nacional, e isso foi ruim para a Tradicional Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília Capital do Brasil!!!
    Daniel Abreu Celso de Souza

    ResponderExcluir
  5. 2ª Parte
    Agora eu achei bom o local da nova Feira de Artesanato, continua perto da Torre onde é tradição, mas agora com mais cara de uma Feira turística de artesanato, e o turista vai ao mirante e depois vai a Feira de Artesanato pelos novos acessos, o turista nunca vai deixar de ir e até moradores de Brasília, a única coisa que se deve manter, é não deixar entrar na feira pessoas que não são artesãos, porque ai eles vão vender produtos tipo do Paraguai ou até piratas, e com isso vira uma Feira de Importados e não mais um ponto de atração turística mostrando essa bela mistura de artesanatos de vários cantos do país, pois Brasília é formada de pessoas de vários estados, e a feira mostra essa miscigenação de culturas Brasileiras mostrando seu artesanato, e mais como ainda está no começo, todo o começo de um empreendimento turístico, deve haver um ajuste, e a meu ver os feirantes tradicionais e até novos artesãos devem sempre falar com os responsáveis pela Feira de Artesanato na Secretaria de Turismo do GDF, para eles completarem a parte paisagística plantando mais árvores, planejar uma cobertura uniformizada em frente de todas as barracas para tampar o sol e o artesão poder mostrar seu trabalho não somente dentro da barraca, mas fora, e no futuro cobrir todos os corredores da feira com cobertura transparente, más para evitar os dias de chuva onde o turista foge da feira, pois não quer tomar chuva, como tomava chuva na outra, e principalmente pedir a Secretaria de Segurança do GDF para colocar mais policiais principalmente a noite para não haver moradores de ruas e pichadores sujando a feira, e se for o caso fazer um projeto de uma grade de ferro que fique somente pontas arredondadas e que não dê para o morador de rua e o pichador pular, e essa grade seria recolhida durante o dia, ou seja tipo um portão de grade de uma residência, poderia até ser elétrica e tendo vários pontos de abertura, e cada feirante teria seu controle ou um responsável pela feira que é o representante dos feirantes, ficaria com esse controle, e a noite a feira ficaria cercada, mas repito para não ferir o projeto de Brasília onde nada é cercado, em vários lugares de Brasília DF Capital do Brasil, que eu acho um absurdo em termos de segurança principalmente casas no Lago Sul e Norte e das quadras 700 e que estão cercando por motivos óbvios a segurança, e a própria feira também tem que ter essa segurança , pois está em um lugar ermo, então esses portões devem ser de cor neutra que quase não apareça como prata e bem transparente não sendo totalmente fechado, agora se não puder é só comentar que nas antigas Barracas onde se realizava a festa dos Estados no Parque da Cidade eles cercaram e cobriram e essas cercas são tapumes fechados onde não se vê dentro e até venderam para uma empresa o local que agora é um parque de exposição o EXPO BRASÍLIA, e com segurança, e porque a Tradicional Feira de Artesanato da Tradicional Torre de TV de Brasília DF Capital do Brasil, também não pode ter essa segurança, pois esta ficando feia suja com algumas pichações que já fizeram, mas agora é um digno lugar de um artesão expor e vender os seus trabalhos!!!
    Daniel Abreu Celso de Souza

    ResponderExcluir