sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brasília ganhará Casa da ONU e coloca Brasil no cenário internacional

09/12/2011 - Correio Braziliense

Projeto do complexo que será erguido no Setor de Embaixadas Norte

Brasília será a próxima cidade do mundo a receber uma Casa da Organização das Nações Unidas (ONU). A pedra fundamental do primeiro módulo do complexo foi lançada na tarde de ontem. Depois de 40 anos desde o recebimento do terreno no Setor de Embaixadas Norte, cedido pelo Governo do Distrito Federal, a expectativa é de que o prédio seja entregue no segundo semestre de 2012. Além da importância para a diplomacia brasileira, as autoridades locais comemoram a retomada da área para organismos internacionais.

Com mais de 3 mil metros quadrados, a primeira fase do projeto abrigará o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Pnud, o Protocolo de Montreal e o Departamento de Segurança da ONU. A previsão inicial do orçamento da obra é de cerca de US$ 5,1 milhões. Do total, dois terços são de contribuição do governo brasileiro %u2014 o restante é de responsabilidade da própria ONU.

Para o coordenador residente do Sistema ONU e representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, o projeto ressalta a relevância do país no cenário mundial de cooperação internacional. Começamos a realizar um sonho de longa data, cujo início quase coincide com o nascimento de Brasília. O Brasil tem se tornado um ator importante internacionalmente e tem recebido demanda de outros países por políticas sociais de sucesso%u201D, afirma. Atualmente, existem mais de 60 Casas da ONU no mundo.

O complexo faz parte do conceito de presença unificada dentro dos países. Por enquanto, as agências da ONU estão espalhadas pela capital federal. A ONU Mulheres e o Pnud ficam no Sudoeste; e a Unesco, no Setor de Autarquias Sul. Com a reunião de todos eles em um único endereço, Brasília também reocupa o Setor de Embaixadas Norte, área destinada a representações internacionais.

Do ponto de vista urbanístico, estamos consolidando a área com o objetivo com que foi pensada. A Casa da ONU vai ser uma espécie de âncora e vai atrair outras embaixadas a construírem escritórios aqui. É uma região privilegiada pela proximidade com as estruturas governamentais%u201D, defende o administrador regional de Brasília, Messias de Souza. Ele também se animou com a ideia de Chediek de criar um Parque das Nações quando o complexo estiver pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário