quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais 10 meses de transtornos: Obras ao redor do balão do aeroporto só devem ficar prontas em maio de 2014

30/07/2013 - Correio Braziliense

Quem circula pelos arredores do aeroporto, principalmente os moradores do Park Way, do Núcleo Bandeirante e do Lago Sul, vai enfrentar os transtornos no Balão Sarah Kubitschek, no acesso ao terminal, por pelo menos 10 meses. O prazo final para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entregar as obras da DF-047 é 20 de maio de 2014, poucos dias antes do primeiro jogo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pela Copa do Mundo, marcado para 15 de junho. No projeto, estão previstas vias marginais em frente às concessionárias, uma passagem subterrânea ligando o aeroporto ao Plano Piloto, além de uma faixa extra nos acessos ao balão.

Até lá, os condutores precisarão de paciência. Cerca de 80 mil veículos transitam, diariamente, na pista, no trecho entre o Viaduto Camargo Corrêa, na Estrada Parque Guará (EPGU), e o balão. Um desvio alterou o fluxo e tornou o trajeto confuso para quem não passa pelo local com frequência. A principal queixa é a maior extensão da antiga rotatória, que deixou o retorno mais distante, em frente à entrada do Park Way, no caminho para o terminal. A recomendação é diminuir a velocidade e estar atento às entradas para a Estrada Parque Dom Bosco ou para a DF-047, destino da maior parte dos motoristas. O caos é ainda pior, porque as obras do BRT Corredor Eixo Sul ocorrem paralelamente.

Ainda assim, com as mudanças em 3,9 quilômetros, os maiores beneficiados serão os passageiros dos voos domésticos e internacionais. Uma passagem subterrânea facilitará o trânsito, pois quem vai ou volta do aeroporto não precisará mais passar pelo balão, podendo optar pelo túnel, sem retenções, e com três faixas de rolamento. Funcionários e clientes do Setor de Concessionárias também serão contemplados, uma vez que duas vias marginais, uma em cada sentido, garantirão o fluxo em separado de quem se dirige ao complexo aeroviário.

Em andamento

Um viaduto também será construído próximo ao prédio dos Correios, em frente ao estacionamento do aeroporto, ligando as duas vias marginais. Em contrapartida, os retornos do canteiro central ficarão interditados. Haverá ainda três faixas alguns metros antes dos acessos ao túnel do balão. Segundo o superintendente de Obras do DER, Fábio Cardoso da Silva, as intervenções tiveram início em dezembro de 2012 e estarão prontas até a Copa do Mundo (leia Linha do tempo). "Quem trabalha com isso sabe que está suscetível a atrasos por diversos fatores, mas tentaremos superá-los, muito mais porque se trata de um compromisso", afirma.

A reforma custará aos cofres públicos R$ 44,3 milhões. Do total, apenas 10% são recursos do Governo do Distrito Federal (GDF). O restante sai do programa PAC Copa, do governo federal. O viaduto próximo aos Correios passa por licitação separadamente, ao custo de R$ 8 milhões. Para Fábio, trata-se de uma obra simples, basicamente de concreto armado, então, ficará pronta com as demais. Atualmente, 120 funcionários, entre engenheiros, operários e vigias, trabalham em ritmo normal. O sistema de drenagem de águas pluviais segue em andamento antes do asfaltamento.

Com o fim da intervenção viária, devem acabar os engarrafamentos diários e os acidentes frequentes na região. A cada fim da tarde, por exemplo, o trânsito na altura do balão alcança o Eixão, a EPGU e o início do Lago Sul. A administradora do Park Way em exercício, Eliana Santana, reconhece o tumulto das máquinas e dos operários, mas avalia que o contratempo valerá a pena. "Como toda obra, existe um desconforto, mas acreditamos que é um empenho em melhorar o trecho. Vai beneficiar a comunidade, principalmente os moradores das quadras 14 a 29 da região administrativa. Antes, eles pegavam o fluxo de quem ia ou voltava do aeroporto", destaca.

O superintendente de Obras do DER concorda com Eliana e ressalta que o balão voltará a ser transitável. "Ele será reconstituído, com o mesmo aspecto do antigo. Se as plantas que estão no viveiro da Novacap estiverem em bom estado, elas serão realocadas. Se não, colocaremos outras semelhantes. O fluxo vai melhorar bastante só ao tirar o trânsito de quem vai para o aeroporto", acredita Fábio Cardoso.

Linha do tempo

Dezembro de 2012

Começa oficialmente a execução das obras na DF-047, na altura do balão de acesso ao aeroporto, com equipes de engenheiros e operários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

6 de abril de 2013

São retiradas 356 vegetações do balão, com acompanhamento da Novacap, cuja sede abriga as espécies temporariamente. Alguns brasilienses ficam revoltados com a ação, e o DER divulga uma nota para esclarecer que haverá o replantio das mudas.

27 de abril de 2013

O DER faz alterações no acesso ao local, fechando parte da DF-047 e o Balão Sarah Kubitschek. A nova configuração gera confusão entre os motoristas durante a primeira semana de funcionamento. Há desvios no local e a criação de avenidas, além de várias mudanças nos sentidos das pistas.

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