domingo, 20 de dezembro de 2009

Loteamentos


Condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho, tem projeto urbanístico aprovado


Adriana Bernardes
Publicação: 20/12/2009 08:45 - Correio Braziliense

Em 90 dias, os moradores do Condomínio Alto da Boa Vista, na região de Sobradinho, devem receber as escrituras dos 2.440 lotes. O parcelamento foi regularizado em uma cerimônia na tarde deste sábado (19/12), com a aprovação do projeto urbanístico. E, hoje, será a vez de os moradores do Quintas Interlagos, no Jardim Botânico, comemorarem a legalização. Às 9h30, será assinado o decreto de regularização do projeto urbanístico e ambiental do loteamento.

O secretário Executivo do Grupo de Análise de Parcelamentos do GDF (Grupar), Paulo Serejo, explicou que a Licença de Instalação (LI) do Alto da Boa Vista, que permite o início das construções, será emitida apenas na segunda quinzena de janeiro de 2010. Por isso, os moradores terão de esperar a emissão da LI para dar início às edificações. Já o Quintas Interlagos tem a LI.

Faz pouco mais de sete meses que o servidor público José Monte Aragão, 56 anos, mudou-se para o Condomínio Alto da Boa Vista. Ele espera que a regularização agilize também as obras de infraestrutura. “Aqui, só temos asfalto na via principal. Mas tenho muita fé que esse será um dos melhores condomínios. Existe uma preocupação grande com o meio ambiente e já temos vários benefícios como água e luz”, comentou.

A presidente da União dos Condomínios Horizontais do DF (Unica), Junia Bittencourt, destacou que o Alto da Boa Vista é um parcelamento modelo porque a ocupação foi interrompida para seguir as etapas corretas de legalização. “Eles interromperam a implementação por conta de uma grande área de preservação de mananciais. Hoje, não há mais esses conflito”, diz.

Quanto à escrituração dos imóveis, Junia é menos otimista que Paulo Serejo. Ela acredita que a questão fundiária deve se arrastar por mais um ano. “Os cartórios fazem muitas exigências. Verificam a poligonal, se o documento do proprietário não tem pendências. Isso é muito demorado”, explica. Segundo Junia, condomínios regularizados há um ano e meio ainda não conseguiram as escrituras.

Quintas Interlagos

Na manhã de hoje, será a vez dos moradores do Quintas Interlagos, na região do Jardim Botânico, receberem o decreto de regularização. Assim como o Alto da Boa Vista, as terras são particulares. O parcelamento existe desde 1985, tem 190 lotes e cerca de 800 moradores. Para Junia Bittencourt, os dois condomínios têm um grande desafio pela frente. “Muitos empreendedores não querem se responsabilizar pela infraestrutura. Mas o importante é que, apesar dos problemas políticos, a questão administrativa do governo está andando. Isso é um alívio para quem mora em condomínio”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário