sábado, 27 de novembro de 2010

Distrito Federal vai ganhar um mercado de peixes

27/11/2010 - DFTV 2ª Edição 

A construção começa na próxima semana, na Ceasa. O mercado deve gerar mais lucro para produtores e levar um peixe mais barato e com mais qualidade para a mesa do brasiliense.

Apesar de o Distrito Federal estar a mais de mil quilômetros do mar, é um dos lugares do Brasil onde mais se come peixe. Enquanto a média nacional de consumo é de 6,8 quilos por ano, aqui é de 14 quilos por ano.

“É um alimento saudável e recomendado pelos médicos. Lá em casa, o consumo de peixe é muito frequente”, fala servidor público João Borges. 

A piscicultura no DF é feita por cerca de 350 pequenos e médios produtores, que atendem a somente 20% deste consumo. A partir da próxima semana, vai começar a ser construído um mercado de peixes em uma área de mais de 280 metros quadrados dentro da Ceasa. 

“Vamos ter uma infraestrutura completa, desde os tanques para se vender o peixe vivo até a mesa de filetagem, câmara fria, fábrica de gelo e as baias para atender aos consumidores”, indica o secretário de Agricultura, Agnaldo Alves Pereira. 

A obra deve diminuir a distância entre o piscicultor e o consumidor de peixes do DF. Com isso, os produtores devem ter um lucro maior e o consumidores, um desconto de até 20% no peixe de água doce. 

“Isso é muito bom para a gente. Se o custo diminuir, a gente até aumenta o consumo”, garante um homem. O mercado de peixe deve ficar pronto em fevereiro. O investimento é de quase R$ 450 mil. 

Albert Steinberger / Romildo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário