domingo, 1 de julho de 2012

Inauguração da rodovia DF-459 já tem reclamações

23/06/2012 - Jornal de Brasília

Na manhã desta sexta-feira (22) foi inaugurada a via que liga Ceilândia e Samambaia, na DF-459. Esta obra foi iniciada em 2007, mas interrompida em 2009 quando surgiram rumores de superfaturamento. Reiniciadas no começo de 2012, as obras levaram quase 5 meses para serem concluídas. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, começou o dia com a inauguração da nova rodovia, que reduz o percurso em 12km entre as duas regiões administrativas.

Apesar de facilitar o trânsito no local, ser bem sinalizada e ter uma boa iluminação, alguns moradores da região reclamam de como as ciclofaixas foram criadas. Os pontos levados em consideração por pedestres e ciclistas são que as ciclofaixas são estreitas, faltam quebra-molas e fiscalizações eletrônicas de velocidade na via.

O militar Osvaldo Ferreira, 48 anos, que passava de bicicleta pela nova via, acredita que vai melhorar bastante a acessibilidade das pessoas, mas alertou que há alguns problemas. “As ciclofaixas são estreitas e deveriam ser construída na lateral esquerda e não na lateral direita”, diz Osvaldo. Além disso, ele comenta que há uma descida muito íngreme e que são necessárias fiscalizações eletrônicas e quebra-molas.

Rafael Castro, de 22 anos, morador de Ceilândia e ajudante de pedreiro, diz que a ciclofaixa é uma ótima iniciativa do GDF, mas que precisa difundir essas estruturas por toda a cidade, sensibilizar as pessoas a substituir os carros pelas bicicletas e utilizar as ciclofaixas. Disse também que as pessoas precisam reivindicar seus direitos por vias mais versáteis. Ele diz que sentiu falta de quebra-molas, faixas de pedestres e pardais. “Só assim, o ciclista terá uma redução ainda maior nas chances de sofrer algum acidente”, comenta.

Já Neosvaldo Preira, pedestre e morador do P Sul, ficou muito satisfeito com a inauguração da via DF- 459, com as novas ciclofaixas para ciclistas e pedestre. Para ele, apesar da ciclofaixa ser um pouco estreita, ele diz que não tem o que reclamar. Pelo contrário, Noesvaldo diz que a sinalização para os ciclistas está bem evidente, a dimensão de toda via vai permitir um fluxo de carros mais tranquilo e haverá uma melhoria de 100% para desafogar o trânsito. Entretanto, para ele, o GDF, pecou quando delimitou as ciclofaixas apenas neste trecho da DF- 459. Sem estender para as demais vias dos Distrito Federal.

Os motoristas de Brasília passam por uma realidade, onde o congestionamento e o caos, é semelhantes à de cidades grandes. Esse problema afeta não somente à eles, mas aos pedestres e ciclistas que acabam virando vítimas de acidentes. O desenvolvimento urbano da cidade pode crescer, mas multiplicando também os bons exemplos de sustentabilidade e segurança do cidadão, tanto nas áreas comerciais, vias públicas e complexos habitacionais.

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