quarta-feira, 25 de julho de 2012

Japoneses ajudam o trânsito do Rio

24/07/2012 - Agência Rio
    
O Rio de Janeiro vai receber especialistas japoneses para desenvolver diretrizes de implementação do Sistema de Transportes Inteligente, tecnologia capaz de informar à população a situação da mobilidade para a Região Metropolitana, em tempo real.  O primeiro Plano Diretor de Tecnologia de Informação para Transportes do Rio deve ficar pronto até maio de 2013.

Estão sendo feitos o trabalho de coleta e o armazenamento de dados sobre o trânsito no Grande Rio e nos modais de transportes. O líder da missão japonesa, Hideo Tsuji, disse que o foco inicial é na análise do trânsito e transporte da cidade. O projeto é custeado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e desenvolvido em parceira com a Prefeitura, Estado e união.

“O convênio permitirá que a Região Metropolitana avance para um patamar de organização viária de excelência, através de um sistema tecnológico idêntico ao modelo em operação em Tóquio. O Rio mais uma vez sai na frente”, afirmou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

CO

sábado, 21 de julho de 2012

Outlet em GO é inaugurado com 37 lojas; público pode chegar a 30 mil hoje

19/07/2012 - Correio Braziliense
 
Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (19/7), o Outlet Premium, às margens da BR-060, em Alexânia, município a 87 km de Brasília.

O shopping que vende grifes de luxo com grandes descontos terá 92 lojas, mas apenas 37 foram abertas hoje. As outras deverão ser inauguradas até o fim do mês.

Saiba mais...
 Outlet com marcas de luxo a preços acessíveis abre as portas na quinta
 Outlet que será construído próximo à Brasília terá foco no mercado de luxo
A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas do Distrito Federal, de Alexânia, de Goiânia e de Anápolis compareçam ao shopping no decorrer desta quinta.

Leia mais notícias em Cidades-DF

As lojas reúnem marcas brasileiras e internacionais com descontos de até 80%.

Obras na DF-150 devem ser entregues no início de agosto

19/07/2012 - Agência Brasília

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, fez uma vistoria técnica na DF-150, na manhã desta quinta-feira, com o objetivo de verificar a fase final da obra que inclui três complexos de viadutos, duplicação e restauração da via. A construção foi iniciada na gestão anterior e retomada no atual governo, que a encontrou totalmente paralisada.

Ao todo, 14km serão entregues à população até a primeira semana de agosto. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 20 mil veículos circulam pela DF-150 diariamente.

“Estamos na reta final. É inquestionável a importância desta obra devido ao fluxo de veículos na região. Esta foi mais uma das obras que encontramos totalmente paralisadas e que entregaremos para a população”, destacou Tadeu Filippelli. “Concluiremos a obra nos próximos 15 dias, quando o governador Agnelo Queiroz fará a entrega para a população do Distrito Federal.”

A DF-150 teve 7km de pistas duplicadas e 7km de restauração e alargamento, incluindo a construção de novas faixas de rolamento, três complexos de viadutos – que compreendem alças de acessibilidade –, ciclovia, defensas, iluminação, drenagem, plantio de grama, além de toda a sinalização horizontal e vertical. A maior parte da obra já foi concluída e está em funcionamento. Resta apenas a finalização do complexo de viaduto do Grande Colorado, que será inaugurado nos próximos dias.

O GDF investiu R$68 milhões na obra, sendo R$ 21 milhões da atual gestão. Os 14km construídos ligam o balão do Colorado à Fercal. As novas instalações da via beneficiarão, principalmente, os moradores do Grande Colorado e de Sobradinho I e II, além de facilitar o escoamento da produção das usinas de concreto instaladas na Fercal.

“Ficou uma bela obra, totalmente sinalizada, iluminada, com proteção entre as pistas para evitar colisão frontal e rampas para acessibilidade”, destacou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Fauzi Nacfur Júnior. “Nós implantamos novos pontos de ônibus, com baias e pontos de travessia para pedestres, em lugares adequados, já que antes o embarque e o desembarque de passageiros era feito de qualquer forma, ao longo da via, sem obedecer a critério algum, principalmente de segurança para os usuários”, completou Tadeu Filippelli.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Apesar de aprovado, projeto de parque no Lago Sul continua no papel

17/07/2012 - Correio Braziliense

Parque de 10 hectares localizado no Lago Sul tem licença e documentos aprovados, mas o projeto da Novacap permanece engavetado há quatro anos. Só uma associação de voo livre funciona no local

Manoela Alcântara
 
Integrantes da Associação de Voo Livre do DF cuidam bem do gramado e aguardam as melhorias no lugar

Há quase quatro anos, o projeto de revitalização do Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul foi aprovado. Por meio de audiência pública, os moradores da região administrativa avaliaram e endossaram as mudanças. Todas as licenças e os documentos necessários foram tirados. Falta apenas sair do papel. Situado entre as quadras QL 12 e QL 14, o espaço hoje é uma opção para quem deseja praticar asa-delta, devido ao morro instalado no local, mas não atende a comunidade como deveria. São necessários uma pista regular para caminhada e espaços de lazer e segurança. Embora esteja cercado, não há quem controle a entrada e a saída de veículos.

Leia mais notícias de Cidades

No projeto feito por arquitetos da Novacap para o espaço de 10 hectares, os pontos negativos seriam sanados e novas condições de diversão e apreciação do lugar criadas. Além da instalação de pistas regulares para a prática de esportes, o lugar ganharia iluminação, quiosques para a venda de bebidas não alcoólicas, decks e sanitários. O Pelotão Lacustre, hoje instalado ao lado da Ponte das Garças, teria uma sede própria, com dependências modernas e adequadas para garantir a segurança da população. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Um passeio no outlet

13/07/2012 - Correio Braziliense

Por Cristine Gentil 

Na próxima semana, será inaugurado o Outlet Premium Brasília, na rodovia BR-060, na altura de Alexânia. Estive no outlet de São Paulo, semelhante ao que será aberto por aqui, para ver se realmente vale a pena a visita. Veja matéria neste domingo na Revista do Correio. Mas, para matar um pouquinho a curiosidade, dê uma olhada no vídeo. 

domingo, 1 de julho de 2012

Maior favela do DF abriga 56 mil habitantes e dispara economicamente

01/07/2012 - Correio Braziliense, Antonio Temóteo

A comunidade do Sol Nascente, vizinha a Ceilândia, tem mais de 56 mil habitantes e quase 700 empresas formalizadas. Agora, a cidade começa a ver as demandas de infraestrutura saírem do papel

Em meio às inúmeras regras que garantem o tombamento de Brasília e ao rígido planejamento que culminou na criação das regiões administrativas que compõem o Distrito Federal, emergiu o Setor Habitacional Sol Nascente, a segunda maior favela do Brasil. O que antes era uma pequena invasão no fim de Ceilândia tomou contornos de cidade, com uma população de mais de 56 mil habitantes, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E, com todos esses moradores, surgiram demandas por alimentos, materiais para construção, farmácias e serviços que movimentam a economia do local.

Joaquim Almeida vendeu a fazenda em Tocantins e abriu um mercado

Dados da Associação Comercial de Ceilândia indicam que há, no Sol Nascente, pelo menos 692 empresas formalizadas de pequeno e médio porte, que vão desde mercados e salões de beleza até lojas de roupas e pizzarias. Além disso, outras 240 pessoas são empreendedoras individuais que saíram da informalidade. De acordo com o presidente da associação, Clemilton Saraiva, o crescimento da cidade obrigou o governo a se mobilizar para dar início às obras de infraestrutura. Ruas estão sendo asfaltadas e mais de 245 casas são construídas para abrigar moradores dos programas habitacionais do Executivo.

Inauguração da rodovia DF-459 já tem reclamações

23/06/2012 - Jornal de Brasília

Na manhã desta sexta-feira (22) foi inaugurada a via que liga Ceilândia e Samambaia, na DF-459. Esta obra foi iniciada em 2007, mas interrompida em 2009 quando surgiram rumores de superfaturamento. Reiniciadas no começo de 2012, as obras levaram quase 5 meses para serem concluídas. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz, começou o dia com a inauguração da nova rodovia, que reduz o percurso em 12km entre as duas regiões administrativas.

Apesar de facilitar o trânsito no local, ser bem sinalizada e ter uma boa iluminação, alguns moradores da região reclamam de como as ciclofaixas foram criadas. Os pontos levados em consideração por pedestres e ciclistas são que as ciclofaixas são estreitas, faltam quebra-molas e fiscalizações eletrônicas de velocidade na via.

O militar Osvaldo Ferreira, 48 anos, que passava de bicicleta pela nova via, acredita que vai melhorar bastante a acessibilidade das pessoas, mas alertou que há alguns problemas. “As ciclofaixas são estreitas e deveriam ser construída na lateral esquerda e não na lateral direita”, diz Osvaldo. Além disso, ele comenta que há uma descida muito íngreme e que são necessárias fiscalizações eletrônicas e quebra-molas.

Rafael Castro, de 22 anos, morador de Ceilândia e ajudante de pedreiro, diz que a ciclofaixa é uma ótima iniciativa do GDF, mas que precisa difundir essas estruturas por toda a cidade, sensibilizar as pessoas a substituir os carros pelas bicicletas e utilizar as ciclofaixas. Disse também que as pessoas precisam reivindicar seus direitos por vias mais versáteis. Ele diz que sentiu falta de quebra-molas, faixas de pedestres e pardais. “Só assim, o ciclista terá uma redução ainda maior nas chances de sofrer algum acidente”, comenta.

Já Neosvaldo Preira, pedestre e morador do P Sul, ficou muito satisfeito com a inauguração da via DF- 459, com as novas ciclofaixas para ciclistas e pedestre. Para ele, apesar da ciclofaixa ser um pouco estreita, ele diz que não tem o que reclamar. Pelo contrário, Noesvaldo diz que a sinalização para os ciclistas está bem evidente, a dimensão de toda via vai permitir um fluxo de carros mais tranquilo e haverá uma melhoria de 100% para desafogar o trânsito. Entretanto, para ele, o GDF, pecou quando delimitou as ciclofaixas apenas neste trecho da DF- 459. Sem estender para as demais vias dos Distrito Federal.

Os motoristas de Brasília passam por uma realidade, onde o congestionamento e o caos, é semelhantes à de cidades grandes. Esse problema afeta não somente à eles, mas aos pedestres e ciclistas que acabam virando vítimas de acidentes. O desenvolvimento urbano da cidade pode crescer, mas multiplicando também os bons exemplos de sustentabilidade e segurança do cidadão, tanto nas áreas comerciais, vias públicas e complexos habitacionais.