quinta-feira, 3 de junho de 2010

Projeto busca recuperação das margens do Lago Descoberto




02/06/2010 - 16:32 | Informações - GDF

Objetivo é proteger o lago que contribui com 66% do abastecimento no DF. Adequação ambiental das propriedades rurais às margens do Descoberto é o grande desafio do projeto

Técnicos da Agência Reguladora da Águas, Energia e Saneamento Básico do (Adasa), da Emater-DF, da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deram início aos procedimentos do Projeto Descoberto Legal, que visa fazer a adequação ambiental das propriedades rurais às margens do Lago Descoberto.

Eles farão um levantamento do índice de desenvolvimento da região e das formas de abordagem das comunidades locais para a aplicação de questionários. Esses questionários revelarão os dados sobre bem-estar, cidadania, economia, apropriação tecnológica, agroecologia e questões ambientais nas comunidades rurais. O questionário foi utilizado em mais de 20 comunidades no DF e já foi levado para vários países da África.


O projeto Descoberto Legal nasceu da parceria entre órgãos governamentais e a Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto - formada por moradores e produtores rurais da região, com o objetivo de reduzir a degradação ambiental da área e garantir a manutenção do Lago do Descoberto.


O Descoberto contribui com 66% do abastecimento de água do Distrito Federal. A degradação na região compromete a vazão do lago. O primeiro passo da parceria entre os órgãos do governo e os produtores da região será implementar uma faixa de proteção na orla do lago.

Com informações da Adasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário