sábado, 18 de dezembro de 2010

Distrito Federal tem mais de 2,3 mil moradores de rua

18/12/2010 - DFTV 1ª Edição

Os principais motivos para morar na rua são o desemprego e problemas com a família. Hoje existem apenas 25 educadores de rua para abordar e oferecer ajuda a essas pessoas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social calcula que há 2.365 moradores de rua no DF. Para chegar a esse número e ao perfil dos moradores foram feitas entrevistas durante a noite. 

A maioria dos moradores de rua é homem com mais de 18 anos; 25% sobrevivem com o que ganham para guardar e lavar carros. Mas há os que dependem exclusivamente das esmolas; 80% dos que moram na rua vieram de estados como Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Nem metade cursou até a quarta série. 

Os principais motivos para morar na rua são o desemprego e problemas com a família. Treze por cento dos adultos declararam que fazem uso continuo de algum tipo de droga e 10% também consomem álcool. 

Entre os que têm menos de 18 anos, a maioria é de meninos. Quase 40% tem entre 7 e 14 anos e estudaram pouco. Quase 10% dos jovens revelaram que estão na rua pela facilidade em usar drogas; 15% confessaram que fazem uso continuo de algum entorpecente. 

Hoje existem apenas 25 educadores de rua para abordar e oferecer ajuda a essas pessoas. A pesquisa vai ajudar o governo a reformular as políticas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário