domingo, 19 de dezembro de 2010

Nova pintura para a faixa de pedestres é aprovada pela população do DF

18/12/2010 - Correio Braziliense - Luiz Calcagno

Primeira travessia com pintura diferenciada, para tornar-se mais visível, já está em funcionamento na via S2. Transeuntes acreditam que motoristas passaram a respeitá-los mais

O modelo inovador de faixa adotado na via S2 tem na calçada uma área pintada de vermelho: alerta ao motorista para presença de pedestres (Fotos: Monique Renne/CB/D.A Press)
O modelo inovador de faixa adotado na via S2 tem na calçada uma área pintada de vermelho: alerta ao motorista para presença de pedestres

Com maior visibilidade, pintura diferenciada e sinalização ostensiva, a primeira faixa de pedestre feita de acordo com o novo modelo proposto pelo Detran-DF causa surpresa entre os brasilienses. A sinalização fica na via S2, na altura da Quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul (SHS). Após três dias de funcionamento, atraiu a atenção não apenas dos que trabalham na região, mas também de quem veio de outros estados e está em Brasília de passagem. A novidade chega quase 15 anos após o lançamento da campanha Paz no Trânsito, que transformou a cidade na capital do respeito ao pedestre. Ontem, a reportagem do Correio ficou por cerca de duas horas no local para conferir a reação das pessoas.

Entre os pedestres que transitavam entre o SHS e o Setor Comercial Sul, apenas um, a poucos metros da nova faixa, não atravessou com segurança. E poucos motoristas não respeitaram a sinalização. O promotor de eventos Eduardo Santos, 22 anos, morador de Valparaíso, contou que passa pela faixa diversas vezes por semana, e espera bons resultados da novidade. “Gostei bastante do novo modelo. É mais visível, com isso os motoristas estão respeitando mais”, disse. “Mesmo assim, alguns motoristas continuam desrespeitando”, acrescentou.

O cozinheiro Lucas Braga dos Santos, 20 anos, morador do Recanto das Emas, trabalha em um hotel no SHS. Ele atravessa a faixa na via S2 diariamente. Para Lucas, a maior vantagem da mudança na sinalização é o fato de as pinturas terem tornado a faixa visível para motoristas a uma distância maior. “Achei que a alteração ficou muito boa. Melhorou para os pedestres, mas, principalmente, para os motoristas. Deviam fazer isso em todo o DF. A faixa branca no chão, mesmo que fique um pouco mais elevada, não é suficiente”, opinou.

Para os colegas comissários de vôo Danilo Soller, 34 anos, e Nayara Lebid, 23, que são de Curitiba, o modelo de faixa deveria ser adotado em todo o país. “São poucos os lugares em que motoristas respeitam a faixa de pedestre. Em Curitiba, se você tentar atravessar, vai ser atropelado. É preciso educar a população”, afirmou. “Foi muito interessante ver a nova faixa. Ajuda o motorista a respeitar o pedestre e o pedestre a respeitar o motorista. Em Londrina (PR) e Palmas (TO), a população também tem essa cultura. Acho que respeitam a faixa até um pouco mais que aqui”, completou Nayara.

Menos acidentes
Na próxima terça-feira, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará campanha educativa na faixa da via S2, com folderes instruindo motoristas e pedestres sobre a sinalização e as vantagens das novas faixas de pedestre. Outras quatro sinalizações diferenciadas serão instaladas no DF nas próximas semanas (veja quadro). Com o novo modelo, o Detran pretende reduzir o número de acidentes no DF. Cada faixa repaginada vai custar cerca de R$ 5 mil.

Toda a sinalização foi pensada para orientar motoristas e pedestres na hora da travessia. A faixa amarela em zigue-zague e a calçada da mesma cor têm, por exemplo, 16 metros de comprimento, com placas de proibido parar e estacionar. A intenção é que motoristas não realizem, sequer, desembarque no trecho. Já as faixas brancas, também em zigue-zague, causam a sensação de estreitamento de pista, obrigando condutores a reduzir a velocidade.

Os tachões foram colocados principalmente para inibir motoqueiros de passarem nos corredores entre os carros. No período da noite, para reforçar ainda mais a visibilidade, os dispositivos piscam e, na calçada, o ponto da travessia foi pintado de vermelho, para chamar a atenção para o pedestre mesmo que ele não dê o sinal de vida.

O chefe da fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, conversou com a reportagem e contou que o projeto sofreu influência de estudos internacionais. “O zigue-zague, por exemplo, foi inspirado pela Inglaterra. Buscamos 100% de respeito às faixas. Mais de 70% hoje param. Futuramente queremos adequar todas as faixas ao padrão. Vamos testar, aprimorar e ampliar”, explicou.

Estatística
De janeiro a outubro deste ano, 364 pessoas morreram nas ruas da capital federal e, dessas, 124 foram atropeladas, o que equivale a quase 35% das vítimas. Agosto de 2010 foi o mês mais violento dos últimos seis anos, com 53 acidentes fatais e 55 mortes no trânsito. Além disso, cinco pessoas morreram atropeladas em faixas de pedestre em 2010.
Colaborou Helena Mader

ONDE SERÃO AS FAIXAS-PILOTO
Pronta:
» Via S2, entre o Hotel Bonaparte e o Setor Comercial Sul;

As próximas:
» Via N3, próximo ao hemocentro de Brasília;
» Via Epia, em frente à sede do Detran;
» 1ª Avenida do Sudoeste, em frente à CSLW 302;
» Pistão Norte de Taguatinga.

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