sábado, 12 de setembro de 2009

Ligação Brasília - Goiânia

TRANSPORTES - Roriz recebe documento final relativo ao projeto de ligação ferroviária entre Brasília e Goiânia
(14/12/2005 - 16:10)

Foto: Mary Leal/SCS-DF

Brasília, 14/12/2005 (Secretaria de Comunicação Social - Agência Brasília de Notícias) - O governador Joaquim Roriz recebeu na manhã desta quarta-feira (14), o relatório final elaborado pelo grupo de trabalho referente ao Projeto de Ligação Ferroviária por Trem de Alto Desempenho entre Brasília (DF) e Goiânia (GO). O documento foi entregue pelo ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, e pelo secretário de Política Nacional de Transporte, José Augusto Valente, no sexto andar do Ministério dos Transportes.

Além do governador, estiveram presentes o secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, o secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, o secretário de Projetos Especiais, Ricardo Penna, o administrador da Ceilândia, Rogério Rosso, e o assessor especial do governador, Carim Nabut.

De acordo com o relatório apresentado pelo grupo de trabalho, o estudo proposto pelo Governo do Distrito Federal (GDF) deve ter continuidade, porém algumas modificações seriam necessárias. No novo projeto, haveria uma mudança na velocidade do trem, de 250 para 150 quilômetros por hora. Essa alteração de alto para médio desempenho também incluiria a mudança de tração elétrica para diesel, o que provocaria redução de custos sem alteração das velocidades que seriam adequadas à demanda indicada pelo GDF.

De acordo com o governador Joaquim Roriz, com a mudança na velocidade do trem não será preciso que todo o financiamento seja internacional. “A média da velocidade seria de aproximadamente 150 quilômetros, por hora, o que já resolve em relação à nossa demanda. Isso não inviabiliza, porém, que ele venha a se tornar de alto desempenho futuramente”, explicou.

Roriz também comemorou a sugestão de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), anunciada pelo ministro dos Transportes. “Tínhamos apenas a proposta de financiamento internacional, mas se temos também financiamento nacional tudo fica mais fácil”, animou-se.

Segundo o governador as adaptações propostas pelo ministério dos Transportes serão feitas o mais rápido possível. “Este é um acontecimento muito importante para o Distrito Federal, Goiás e para o Centro-Oeste como um todo. Não estamos preocupados apenas com o transporte, mas com o desenvolvimento regional que já acontece com a construção de Corumbá IV, geradora de energia e abastecimento de água, e agora com o trem de média velocidade”, destacou.

O ministro dos Transportes agradeceu a presença do governador Roriz. “Aqui está um homem de visão e grande empreendedor brasileiro”, elogiou. Alfredo do Nascimento disse ainda que “a iniciativa de Roriz deve ser valorizada, pois, mesmo não sendo um trem de alta velocidade, é um meio de transporte interessante e que muito contribuirá para o crescimento da região Centro-Oeste”, enfatizou.

POTENCIAL – Para o administrador da Ceilândia, Rogério Rosso, o relatório atendeu as expectativas do GDF. “A ferrovia no mundo inteiro é uma indicadora de potencial de desenvolvimento econômico e social. O importante em viabilizar um projeto como este, é que Brasília se tornará referência para o resto do país. Não existe hoje, no Brasil, proposta com tamanho avanço tecnológico”, ressaltou.

De acordo com Rosso, um trem de média velocidade reduziria os custos, e também melhoraria o tempo de conclusão do projeto. “Países estrangeiros como a Itália possuem tecnologia avançada nos trens de alta e também nos de média velocidade, então, a determinação desta nova categoria até facilitaria o acordo”, prevê o administrador da Ceilândia.

Joaquim Roriz prometeu acompanhar de perto as modificações do novo estudo. “Quero agradecer ao ministro Alfredo do Nascimento, pela atenção e pelo empenho e competência de sua equipe. A partir de agora, com o projeto totalmente esclarecido, vamos fazer as modificações necessárias o mais rápido possível”, finalizou o governador. (1214GC1)

Gisela Cabral

Mais informações Secretaria de Comunicação Social: 3441-4515

Nenhum comentário:

Postar um comentário