terça-feira, 27 de julho de 2010

Brasília vai ganhar cidade- irmã no Egito, Luxor



27/07/2010 - 18:55 | Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente - GDF 

Ambas são cidades tombadas pelo patrimônio e enfrentam o desafio de garantir que o desenvolvimento urbano não prejudique a preservação de seus monumentos. Capital federal já conta com 23 cidades-irmãs, entre elas Roma (Itália), Santiago (Chile), Camberra (Austrália) e Chaoyang (Pequim, China)Brasília e a cidade egípcia Luxor vão se tornar, em breve, cidades-irmãs. O convite foi feito pelo governador de Luxor, Samir Farag, durante encontro com a vice-governadora do DF, Ivelise Longhi, na Embaixada do Egito nesta segunda-feira (26). Ambas são cidades tombadas pelo patrimônio e enfrentam o desafio de garantir que o desenvolvimento urbano não prejudique a preservação de seus monumentos. “É uma oportunidade para que Brasília, uma cidade tão nova, possa trocar experiência com uma tão antiga, como Luxor”, explica Ivelise.
Com a irmanação, as duas cidades poderão estabelecer parcerias em diversas áreas. Até hoje, Brasília conta com pelo menos 23 cidades-irmãs, entre elas Roma (Itália), Santiago (Chile), Camberra (Austrália) e Chaoyang (distrito de Pequim, China).
O encontro foi promovido pelo embaixador do Egito em Brasília, Ahmed Hassan Darwish. Também estiveram presentes no encontro o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, e a princesa e ministra da Cultura de Bahrain, Shaikha Mai Bint Mohammed Al Khalifa.
Localizada às margens do rio Nilo, Luxor é a antiga Tebas. A cidade guarda importantes registros da antiga civilização egípcia. O governador Samir Sarag está em Brasília para participar da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, promovido pela Unesco, que acontece até o dia 3 de agosto.Com informações da Ascom/Vice-governadoria[Image]Da esquerda para a direita: embaixador Ahmed Hassan Darwish, vice-governadora Ivelise Longhi, princesa e ministra da Cultura de Bahrain, Shaikha Mai Bint Mohammed Al Khalifa, e governador de Luxor, Samir FaragFoto: Gerdan Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário