segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cidade-patrimônio atrai pelos negócios


Pesquisa inédita do CET da Universidade de Brasília revela que os compromissos profissionais atraem 60% dos visitantes, que não ficam mais do que dois dias na capital da República

Diego Amorim - Correio Braziliense
Publicação: 25/07/2010 07:48 Atualização: 25/07/2010 10:20
Turistas não faltam em Brasília. De segunda a segunda, eles estão espalhados pelos principais atrativos do Plano Piloto de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Tiram bastante fotos, gostam da cidade, acham tudo muito bonito e até voltam algumas vezes. Mas quase sempre para pernoitar. A capital do país não consegue segurar os visitantes por mais de dois dias. O Correio divulga, com exclusividade, pesquisa inédita com o perfil do turista do Distrito Federal. Os dados são do livro Impacto do turismo na economia do DF, que será lançado na próxima quarta-feira.

Os números confirmam a tese de que Brasília atrai particularmente turistas de negócios. Quase 60% dos que visitam a capital federal justificam a viagem com reuniões de trabalho ou participação em convenções. Quando o intuito é lazer, o percentual não chega a 7%. De férias ou não, pouco mais de 70% dos turistas ficam, no máximo, dois dias em Brasília. Os que chegam de avião são maioria. Mas ainda há muitos que vêm à cidade de carro. A recepção dos estrangeiros se revela incipiente — visitantes de outros países representam 3,4% do total.
Para traçar o perfil geral do turista, pesquisadores do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB) que organizaram o livro usaram informações de uma amostra de 5.070 fichas de hospedagem distribuídas em hotéis da cidade em 2007. Foram aproveitados também números tabulados pelo Sistema de Informações Hoteleiras para o Turismo (Sihtur), coletados um ano mais tarde. Como não existe um banco de dados abastecido com frequência, a pesquisa a ser divulgada por meio do livro esta semana é o que há de mais atualizado e próximo da realidade.

O quadro feito pelo Correio com as principais informações do turista de Brasília traz uma média dos percentuais obtidos em 2007 e 2008. São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking do estado de origem dos visitantes, seguidos de Minas Gerais e do vizinho Goiás. O próprio DF surge entre os cinco principais emissores, o que se explica, em parte, pelas promoções lançadas por hotéis da cidade para atrair clientes locais em fins de semana e feriados. Em 2007, os brasilienses só não foram hóspedes mais assíduos do que os paulistas.

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