terça-feira, 10 de agosto de 2010

As primeiras obras viárias a serem entregues


(10/08/2010 - 16:00) - Jornal Da comunidade 


Uma das obras de destaque em termos de intervenção viária está em fase de conclusão na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) – DF-003, onde está sendo aumentada sua capacidade no trecho que parte da Candangolândia e segue até o Balão do Torto. A via está recebendo novas faixas e baias para ônibus, bem como recapeamento de todo o asfalto, que não era renovado há mais de 25 anos, segundo o diretor do DER-DF. O investimento é de R$ 63 milhões.


Tanezini explica que a EPIA tem um tráfego muito pesado, sobretudo pela manhã e à noite, além dos horários de 
pico. “Essa rodovia tem uma característica de ser ligação do Sul com o Norte do País, por isso nela trafegam carretas, bitrens, essas carretas enormes, e o tráfego é muito pesado mesmo”, comenta. Para finalizar a obra resta um quilômetro de asfalto no trecho da Ponte do Bananal até a Granja do Torto, o que deve ser concluído ainda neste mês.  “Então nós teremos uma EPIA toda recapeada para durar aí pelo menos mais 10 anos. A previsão é inaugurar em outubro, com toda sinalização, com retornos, grama e meios-fios”, diz o diretor.
Estrada Parque Guará (EPGU) - DF – 051 – via que passa em frente ao Zoológico de Brasília – também está passando por ampliação. A obra conta com investimentos na ordem de R$ 25 milhões e compreende a duplicação de seus viadutos, a construção de vias marginais e o aumento das faixas de rolamento, além do recapeamento de todo o asfalto velho. Assim como a EPIA, está prevista para inaugurar no próximo mês de outubro.


Outro destaque entre as obras viárias é a execução na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) - DF – 097. A estrada, segue da EPTG até o Núcleo Bandeirantes cortando o Park Way, está sendo restaurada, duplicada e vai receber uma ciclovia de 8 quilômetros. “Com a ciclovia nós tiramos os ciclistas do compartilhamento com a rodovia e aumentamos a segurança deles”, observa o diretor do DER-DF, Luiz Carlos Tanezini. Segundo informou o diretor, a obra está em pleno vapor e envolve R$ 19 milhões com previsão para ser inaugurada em dezembro deste ano.


Na BR – 020, o DER-DF está construindo vias marginais e viadutos no trecho que segue do Posto Colorado até Sobradinho. “Estamos fazendo vias marginais, três viadutos para acabar com aqueles retornos e resolver os problemas daquele tráfego ali. E depois a duplicação de Planaltina ate a divisa com Goiás, até Formosa”, explica Tanezini. Segundo o diretor, estão sendo investidos R$ 73 milhões nos dois trechos que devem ser concluídos até o último dia de dezembro deste ano.


Ele explica que quando se trata de rodovia federal (BR), o DER faz convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para realizar a obra de forma delegada pelo fato de a rodovia estar no Distrito Federal. Segundo Tanezini, a única obra que está sendo executada diretamente pelo DNIT é a da BR – 070, no trecho que vai para Águas Lindas.


A preocupação com o acesso entre as cidades de Taguatinga, Samambaia e Ceilândia também mereceu destaque na relação de grandes obras do DER. Tanezini destaca a importância da construção do viaduto da QNL. “Nós estamos fazendo um viaduto enorme que já está todo concretado e pronto, estamos agora fazendo as alças de acesso. Ali tem congestionamento o dia inteiro. É um cruzamento de duas vias que tem um semáforo, então tem engarrafamento 24 horas por dia. Com esse viaduto, onde o investimento é de R$ 14 milhões, acabamos com a retenção de trânsito ali na região. Esse viaduto deve ser entregue em março do ano que vem”, informa.
Tanezini também ressalta a importância da obra na DF-459, onde estão sendo investidos R$ 30 milhões na ligação entre a BR – 050, que compreende Ceilândia e Samambaia, com a BR – 070 no Recanto das Emas.


A péssima qualidade dos serviços de transporte, o envelhecimento da frota de ônibus, a falta de integração do sistema, a concentração de empregos e serviços nas regiões centrais do DF, entre outros fatores, refletem no Sistema de Transportes Urbanos do DF e criam problemas como a superlotação dos ônibus, engarrafamentos, maior tempo de deslocamento e irregularidades no cumprimento de horários. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal, antes de começar as inúmeras obras viárias que estão espalhadas pela cidade, desenvolveu o Brasília Integrada, Programa de Transporte Urbano que tem como principal objetivo promover a mobilidade no DF, ou seja, criar um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não-motorizados e coletivos de transporte, que não gere desagregações espaciais e seja socialmente inclusivo.


Com um transporte público de qualidade, muitas pessoas podem deixar os carros estacionados em casa e optar pelos veículos coletivos como ônibus e metrô para se deslocar até o local de trabalho. Com isso, o fluxo de carros nas ruas diminui, o que acaba diminuindo também os congestionamentos, e  por consequência, deixando o trânsito mais livre.


As intervenções do Brasília Integrada envolvem a duplicação de vias, criação de corredores e faixas exclusivas para trânsito preferencial de ônibus e melhorias do trânsito, do tráfego, e das condições de segurança do sistema. Além disso, serão pensadas estratégias para racionalizar a localização dos radares e barreiras eletrônicas e adotar critérios que priorizem a educação no trânsito, a redução de acidentes em vez da arrecadação de multas. Também está previsto fazer a expansão de 3,8 Km da Linha 1, concluir 13 estações e ampliar o seu horário de funcionamento. Outra obra será a Interbairros que fará a ligação entre o Plano Piloto/Guará/Águas Claras e Taguatinga Sul. A ampliação da capacidade de transportes dos eixos de ligação do Plano Piloto com as cidades-satélites e a construção do anel rodoviário do DF são outras medidas previstas para o desenvolvimento do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário