sábado, 21 de agosto de 2010

DF tem melhor índice de saneamento básico do país

Home > DFTV 2ª Edição > 20/08/2010 > Reportagem


De acordo com o IBGE, 86,3% dos imóveis estão cobertos pela rede de esgoto. Em Goiás, apenas 33% dos moradores contam com saneamento básico.


O tempo é de seca, mas a água escorre pelas ruas. Água não, esgoto, que junto às fossas espalham mau-cheiro, atraem insetos e levam risco a saúde dos 50 mil moradores dos condomínios Sol Nascente e do Pôr do Sol, em Ceilândia. Nenhuma das casas nos dois condomínios têm rede esgoto.

“As fossas estão, geralmente, todas destampadas, causando foco de mosquitos. Quando elas enchem, elas transbordam sobre a rua e os carros levam [o esgoto] para todas as ruas”, afirma o comerciante Jailson Pereira.

Apesar dessa situação, o DF é a unidade da federação com melhor cobertura de saneamento. O esgoto é coletado em 86,3% das casas e comércio. Em seguida aparece São Paulo, com índice de 82,1%, e Minas Gerais, com saneamento em 68,9% das casas e estabelecimentos comerciais. A média de saneamento das cidades brasileiras é de 44%.

O estado de Goiás está abaixo da média nacional, apenas 33% da população conta com o serviço de saneamento básico. A explicação para isso é o crescimento desordenado de alguns municípios, como na região do Entorno. Em Águas Lindas, por exemplo, não há rede de esgoto.

Toda a população - de 200 mil habitantes - depende das fossas, que em muitos casos ficam ao lado de poços artesianos. A proximidade aumenta o risco de contaminação, como ocorreu no ano passado em uma escola no condomínio Jardim América, que teve um surto de hepatite.

Agora começaram as obras de saneamento, mas só metade da população vai receber o serviço, que deve ficar pronto em 2012. No caso do Pôr do Sol e do Sol Nascente, a administração de Ceilândia informou que a Caesb tem limitações para atuar em áreas ilegais.

Leonardo Ribbeiro / Marcone Pryston

Nenhum comentário:

Postar um comentário