segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Gama completa 50 anos

10/10/2010 - Agência Brasília

Nesta terça-feira (12) – além de feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças – também é comemorado o aniversário da cidade do Gama, que completa cinquentenário. Durante esta semana haverá corte de bolo e um grande festival de música para celebrar a data

“Esperamos mais uma vez agradar ao público com uma programação variada, que mistura atrações nacionais, regionais e locais”Luís Piresadministrador do Gama

As comemorações do cinquentenário do Gama – completos nesta terça-feira (12) – serão iniciadas com um desfile cívico-militar e com o corte de um bolo de 50 metros. As festividades prosseguem até sábado (17) com apresentações, exposição de fotos do Arquivo Público, Salão de Agronegócios, atendimento da unidade móvel do Procon, missa solene, culto aos 50 anos e – o mais esperado – o FestGama. Este ano, o FestGama terá shows com artistas de projeção nacional, como Pedro Paulo e Mateus e João Neto e Frederico, além de apresentações de atrações locais.

Para representar os avanços obtidos pela cidade ao longo de seu desenvolvimento, o lema escolhido para o cinquentenário é “Gama 50 anos, o progresso continua”. Dados históricos revelam que, em 1960, ano de fundação da cidade, o Gama integrava parte da área destinada à construção da nova capital federal e, inicialmente, abrigava cerca de mil pessoas. Algumas delas faziam parte das 30 famílias que foram retiradas da barragem do Lago Paranoá, em razão da necessidade de se finalizar o projeto de Brasília.

Depois disso, a cidade cresceu muito. Atualmente possui aproximadamente 170 mil moradores. No dia 12, às 9h, será realizado o desfile cívico-militar, com a participação do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, escolas públicas e particulares, carros de boi, grupos da terceira idade, entre outros membros da comunidade. No Setor Central, o desfile passará próximo a Praça da Bíblia e percorrerá a Avenida Vagner Piau, até a 14º Delegacia de Policia. A previsão do encerramento do desfile é por volta do meio-dia. Depois disso, o bolo será cortado e repartido entre os presentes, na entrada da Administração Regional.

Já na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), a população poderá visitar as mais antigas igrejas da cidade. Para quem é católico, no dia 13, às 20h, haverá celebração da Santa Missa, na Paróquia São Sebastião, que possui 46 anos de existência e é a primeira igreja da cidade. Os evangélicos poderão se reunir na Assembléia de Deus do Gama (Adeg) e participar do culto marcado para o dia 14, às 19h30. A Adeg é o primeiro templo do Gama e também está completando 50 anos.

FestGama

Os três últimos dias do evento – 15, 16, 17 – ficaram reservados para o FestGama. O primeiro show será dos cantores sertanejos Pedro Paulo e Mateus e, no último dia, a atração fica por conta da dupla João Neto e Frederico. Além desses shows, a população poderá prestigiar artistas locais de estilos variados como Marcelo Paiva e Santiago, Zé Mulato e Cassiano, Roni e Ricardo, Rafael Silva, entre outros.

A programação do evento está sendo organizado pela Administração Regional da cidade, com apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura. Segundo o administrador do Gama, Luis Pires, o FestGama é um dos eventos mais esperados pela população. “Esperamos mais uma vez agradar ao público com uma programação variada, que mistura atrações nacionais, regionais e locais”, diz Pires.

Serviço

Programação da festa de 50 anos do Gama

Data: 12 de outubro

- 9h - Desfile Cívico Militar

Local: Avenida Wagner Piau – em frente à 14ª DP

- 11h30 – Corte do bolo de 50 metros de comprimento

Local: Hall de entrada da Administração Regional

- Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida

Data: 12 de outubro, durante todo o dia

Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Comercial Setor Oeste

Todos os dias haverá celebração da Santa Missa, seguida de oração da novena, barraquinhas de comidas típicas. Nos dias 10,11 e 12 de outubro, shows de bandas católicas.

- Exposição de fotos Arquivo Público

Data: Até o dia 15

Local: Administração Regional

Serão expostas fotos do Arquivo Público, contanto a história da criação de Brasília, nos corredores da Administração.

- Aniversário 30 anos comunidade Núcleo Rural Casa Grande – Dia de Lazer

Data: 12 de outubro – 9h

Local: Núcleo Rural Casa Grande – área rural Gama.

Para comemorar o aniversário e o dia das crianças, a Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande, com o apoio da Administração Regional, fará um dia de lazer, quando também receberá, oficialmente, o posto de saúde da região, com palestras e orientações sobre saúde e o programa da PMDF de conscientização dos jovens contra drogas.

- Missa solene em comemoração ao Jubileu de Ouro do Gama

Data: 13 de outubro – 20h

Local: Paróquia São Sebastião – Setor Leste

Em comemoração ao Jubileu de Ouro do Gama, a primeira igreja da cidade, Paróquia São Sebastião, sediará a celebração da Santa Missa, que reunirá fiéis e convidados de toda a cidade.

- Culto dos 50 anos

Data: 14 de outubro – 19h30

Local: Assembléia de Deus do Gama (Adeg)

Ainda nas festividades, será realizado um culto na Adeg, primeira igreja evangélica do Gama, que também comemora 50 anos em 2010.

- FestGama

Data: 15/10 – Pedro Paulo e Mateus

Data: 16/10 – Mitiê do Brasil

Data: 17/10 – João Neto e Frederico

Local: Estacionamento do Estádio Bezerrão.

No local haverá também tendas do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizando diversos atendimentos à população.


Foto
Vista aérea do Gama

Cidade foi fundada no mesmo ano da inauguração de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário