quarta-feira, 19 de maio de 2010

Nova feira da Torre funcionará em julho


CULTURA
18/05/2010 13h45 - Alo Brasília
 
    As obras do Complexo Cultural da Feira da Torre de Televisão, um dos mais tradicionais pontos turísticos de Brasília, serão concluídas até o fim de junho, podendo chegar a funcionar ainda na primeira semana de julho. Esses prazos foram apresentados na semana passada pelo chefe do Departamento de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Daclimar Castro, a Dalmo Alexandre Costa, presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), principal empresa financiadora do empreendimento, tendo destinado R$ 14,9 milhões para a primeira etapa. Costa encaminhará um relatório positivo sobre a qualidade e o andamento das obras à Comissão de Acompanhamento de Obras, presidida pela vice-governadora Ivelise Longhi.
    Nesta fase, a principal obra é a transferência da feira de artesanato da base da Torre de Televisão para uma área aonde antes funcionava um heliporto. A nova feira, com 608 barracas para venda de comidas típicas e de artesanato, está sendo erguida num terreno de 64.000m² entre a torre e o Clube do Choro. Desse total, 30.000m² são ocupados por calçadas com piso estampado, 10.000m² por edificações (barracas e banheiros) e 24.000m² de área verde. “A etapa que mais deu trabalho foi a construção das calçadas, que atrasou por causa das chuvas”, relatou Luciano Pires, da AJL Engenharia, empresa executora das obras.
    Para o presidente da Terracap, o Complexo Cultural da Torre de TV vai agradar tanto aos feirantes quanto aos visitantes. “É mais bonita. É mais moderna. E oferece muito mais conforto”, garante Costa. Além disso, com a transferência da feira, a Torre de TV ficará livre da interferência visual das rústicas barraquinhas. “Sem essa interferência, além de respeitarmos o tombamento de Brasília, a Torre de TV poderá ser vista em sua plenitude arquitetônica, livre e mais agradável, da forma como idealizou Lúcio Costa”, defendeu o presidente da Terracap, que encaminhará um relatório positivo sobre a qualidade e o andamento das obras à Comissão de Acompanhamento de Obras, presidida pela vice-governadora Ivelise Longhi.
Da Redação do Jornal Alô Brasília com informações da Terracap

Nenhum comentário:

Postar um comentário