segunda-feira, 10 de maio de 2010

Torre de Tv recebe equipamentos da Espanha para nova fonte luminosa


TECNOLOGIA
ROBERTO RODRIGUES/GDF
Fonte luminosa apresentará espetáculos de luzes, sons e cores
09/05/2010 14h00
Com a chegada de cinco carretas - trazendo contêineres despachados direto do porto de Madri, Espanha - foram iniciadas as instalações dos equipamentos da nova fonte da Torre de TV. Aquela fonte luminosa do início dos anos 70, que já foi um dos principais cartões postais da cidade, vai ressurgir totalmente repaginada, incorporando tecnologia capaz de promover verdadeiros espetáculos multimídia, com investimentos de R$ 9,5 milhões três anos de manutenção.

A reinauguração da fonte de Brasília, maior da América do Sul e uma das dez maiores do mundo, está prevista para até o fim de julho e inclui jatos d´água que podem chegar a 50 metros de altura e raio laser, símbolo da moderna arquitetura de Brasília. Vai se concretizar graças ao apoio da Eletrobrás, patrocinadora da obra. A Novacap é a executora e fiscal do contrato e sugestão para a reforma partiu do presidente Lula.
O projeto inclui a recuperação total das plataformas de concreto da fonte, dos chafarizes e do espelho d’água. Além disso, a estrutura subterrânea – galerias e casa das máquinas – foi trocada e totalmente impermeabilizada. A exemplo da fonte luminosa do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a Fonte da Torre será monitorado por um sistema computadorizado de iluminação multicolorida, incluindo raio laser, com música integrada, que irá funcionar de acordo com o movimento dos jatos d´água. O ambiente também servirá como palco a céu aberto para manifestações culturais.
Da Redação do Jornal Alô Brasília com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário