sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ciclovia da EPTG terá 26 quilômetros


Agencia Brasilia - 02/09/2010
O projeto da ciclovia está mantido e será posto em prática na segunda fase das obras da via. Ações judiciais movidas por proprietários contra a desocupação de áreas laterais emperram o início da construção da faixa exclusiva

Apesar de as obras da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) estarem próximas de sua conclusão – a previsão é que a via seja entregue em outubro –, a ciclovia que irá margear a EPTG será construída somente na segunda fase do projeto. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a ciclovia só poderá ser implantada depois que o órgão conseguir resgatar a propriedade total da via e das áreas que a margeiam.

Todos os estabelecimentos instalados às margens da EPTG já foram notificados pelo próprio DER. Segundo o diretor do órgão, Luiz Carlos Tanezini, no entanto, nem todos os comerciantes cumpriram com as determinações. “Alguns seguiram as normas e desobstruíram a faixa de domínio”, explica Tanezini. “Outros apresentaram resistência e entraram com ações judiciais. Não podemos implantar a ciclovia enquanto a extensão não for totalmente desocupada”.

No total, serão implantados 26 quilômetros de ciclovia, sendo 13 no sentido Plano Piloto/Taguatinga, e outros 13 no sentido contrário. “Ainda não temos previsão de quantos usuários vão utilizar as pistas exclusivas para bicicletas. Mas com certeza o transito irá desafogar”, acrescenta Tanezini. “Além disso, o objetivo principal da ciclovia será proteger os ciclistas, uma vez que eles estarão separados dos veículos”.

A reforma da EPTG – com a construção de quatro viadutos e de vias marginais – custou aproximadamente R$ 300 milhões. O Banco Interamericano de Desenvolvimento bancou 70% da obra. Os outros 30% foram contrapartida do Governo do Distrito Federal. Somente para a implantação da ciclovia, serão investidos R$ 3 milhões. Conforme a Secretaria de Transportes, uma nova licitação para a construção da via exclusiva será lançada em breve. O prazo, porém, ainda não foi definido.

Reforço na sinalização

Desde esta última quarta-feira (2), o DER está reforçando a sinalização da EPTG. O órgão irá reposicionar algumas placas, especialmente as que indicam a entrada dos bairros residenciais, e poderá acrescentar novas sinalizações ao longo da via. O objetivo é tornar as informações mais claras para os motoristas.

De acordo com o DER, as obras estão em ritmo acelerado e, por isso, as modificações na área têm sido constantes. Desde o último sábado, as vias marginais norte e sul da EPTG (entre o SIA e o Viaduto Israel Pinheiro) foram interditadas, para acelerar a conclusão das pistas. Com a modificação, o fluxo de veículos foi direcionado para as vias expressas.

Agência Brasília - Rafaella Osler

Nenhum comentário:

Postar um comentário