quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Obra para ampliação do aeroporto custará 1,4 Bi



Jean Marcio soares Tribuna do Brasil DF - 29/09/2010

A Infraero apresentou ao GDF, ontem, o novo projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília. O investimento da obra está orçado R$ 1, 4 bilhão e será financiado pela a iniciativa privada. Segundo o projeto, o aeroporto Juscelino Kubitschek ganhará uma nova área de embarque e desembarque, chamada de satélite, que ampliará a capacidade do terminal de 10 para 18 milhões de passageiros por ano. Também está prevista a ampliação da área do aeroporto, que passará de 80 para 260 mil metros quadrados, além da construção do novo terminal de logística de carga e da nova seção contra-incêndio do aeroporto. A obra deve começar em janeiro.

Na primeira etapa da reforma será construído um outro viaduto de acesso e desembarque . O pátio dos aviões passará de 13 para 32, aumentando a capacidade de abrigar aeronaves.

A governadora em exercício do GDF, Ivelise Longhi, afirmou que tem pressa para realização da obra, pois vários seguimentos do Governo estão trabalhando em conjunto para que Brasília faça a abertura da Copa do Mundo em 2014. "Temos uma ampla rede de hotéis que facilita a acomodação dos turistas, temos uma enorme rede de restaurantes, o que a meu ver precisa ser melhorado é a questão do transporte. Vamos trabalhar em conjunto para que as obras sejam concluídas a tempo", afirmou Ivelise.

O gerente de projetos da Infraero, Jonas Mário Lopes, disse que a entrega da primeira etapa das obras do Aeroporto poderá ser concluída até abril de 2013. "Nosso planejamento é que até abril de 2013 tenhamos toda a primeira parte do aeroporto pronta para receber o grande número de turistas que deverão desembarcar na cidade", afirmou.

Com a conclusão da segunda etapa da obra, em 2018, o aeroporto terá capacidade de atender a cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Na segunda etapa, o setor de embarque e desembarque trará mais conforto aos passageiros. Atualmente, a capacidade do aeroporto é para 10 milhões de passageiros por ano, sendo que cerca de 30% é de passageiros de voos em conexão.

A Infraero afirmou que em janeiro de 2011 será lançado o edital de licitação da obra, para escolha da construtora responsável pela construção e ampliação do Aeroporto Juscelino Kubitschek. Depois de concluída a licitação, as obras serão iniciadas imediatamente.

O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos principais do Brasil e da América Latina. Por sua localização geográfica, recebe e distribui mais de 300 voos por dia, movimentando mais de 10 milhões de passageiros por ano para 44 destinos em todas as regiões do País. Opera atualmente três voos internacionais: um para a Europa (Lisboa), um para os Estados Unidos (Atlanta) e um para Argentina (Rosário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário