domingo, 19 de setembro de 2010

Revitalização da W3 Sul continua só na promessa

Bom Dia DF  - 15/09/2010

O último projeto, apresentado em agosto do ano passado, deve começar a sair do papel apenas no ano que vem. Essa é uma história que parece não ter fim. Hoje, a W3 virou símbolo de decadência.
Quando uma cidade nasce, a referência é onde começa o comércio. É assim mundo afora - essa referência é sempre cartão postal. No Brasil, algumas cidades já investiram nisso e modernizaram mercados públicos centenários pra valorizar e não perder a origem de cada uma dessas cidades. Na capital do país, a W3 deveria ser essa referência, mas ao longo dos anos virou símbolo de decadência, de abandono e de descaso também.

Eli Walter viu a W3 nascer antes mesmo da inauguração de Brasília, há 52 anos. “A W3 era o principal ponto de encontro da sociedade brasilense. Lá em cima funcionava os carnavais, os grandes movimentos estudantis, as passeatas, as carreatas. Todos os encontros eram na W3’, lembra o empresário Eli Walter Couto.

Era! Quando se fala em W3 é sempre no passado. Caminhar atualmente pela avenida é ver agonizar o que foi o principal setor da cidade. “Todos os governadores que passaram deixaram a W3 em segundo plano”, enfatiza Couto.

Se não fosse o comércio que resiste, talvez ninguém mais insistiria em passar pela W3, pelo menos não a pé. Talvez, se as luminárias antigas fossem restauradas. “Realmente está precisando de uma recauchutagem geral”, diz uma senhora.

Se as fachadas estivessem conservadas, limpas e coloridas. E talvez se as marquises não oferecessem perigo. “O próprio empresário perde com a falta de investimento na W3 Sul”, comenta um homem.

Talvez se fosse possível andar com tranquilidade pelas calçadas, mesmo de cadeira de rodas. “É preciso fazer força para empurrar a cadeira. É difícil”, reclama uma mulher.

Entra governo, sai governo e ninguém olha para a W3, para a origem da cidade, para onde nasceu o comércio de Brasília, para um lugar que já foi referência. Eli Walter ainda olha e espera que alguém faça alguma coisa. E logo.

“A W3 tem que voltar a ser ponto de encontro da sociedade. O comércio tem que voltar a vibrar. Tem que voltar as grandes lojas. A W3 é o cartão de visitas de Brasília”, ressalta o empresário.

O projeto de revitalização da W3 - que o Eli Couto espera ver pronto, assim como todos os moradores de Brasília, foi escolhido a partir de um concurso público realizado em 2002. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano diz que ele ainda não saiu do papel porque não havia passado pela Procuradoria do GDF. Agora, que passou, teve modificações e não deu tempo de iniciar as mudanças que precisam de aprovação da Câmara Legislativa.

Rafael Monaco / Wesley Araruna


Ainda nesta edição » Segurança: Maior efetivo do país não garante tranquilidade » GDF abre inscrição para a Escola de Qualificação Profissional » Ibama pode multar Caesb por causa de vazamento de esgoto » Aberta a seleção para cursos gratuitos de línguas estrangeiras Ver edição completa de 15/09/2010 »


*
Eleições 2010
Eleições 2010
Confira tudo sobre as eleições 2010. Além das reportagens do BDDF e do DFTV, há um conteúdo extra que vai ajudar os cidadãos a participarem do pleito.
Acompanhe! »
*
Roda de mulheres
Roda de mulheres
Mulheres fazendo arte e falando da vida no Globo Comunidade desta semana. Uma organização não governamental leva informação e apoio à mulheres de comunidades pobres com arteterapia.
Confira aqui!»
*
O que vem por aí...
O que vem por aí...
Shows com artistas nacionais e internacionais, festivais imperdíveis e eventos que você tem que correr para não perder! Saiba quais atrações vão agitar Brasília nos próximos meses e divirta-se!
Saiba mais! »
*
Tome Nota
Tome Nota
Aqui você encontra informações sobre cursos, estágios, concursos, serviços e utilidade pública.
Confira!»
*
Radar DF
Radar DF
De segunda a sexta, acompanhe aqui as principais notícias sobre o trânsito no período da manhã.
Reveja os vídeos »

*
DFTV no seu site
DFTV no seu site
As notícias do DFTV e Bom Dia DF no seu site. Veja aqui como assinar gratuitamente o RSS do DFTV.
Veja como fazer»

GLOBONEWS 24 HORAS AO VIVO

*
PLANTÃO G1
* 07h00mTemática ambiental predomina no Salão Internacional de Humor da Amazônia
* 07h00mSucuri morre atropelada em rodovia em Mato Grosso
* 17h27mQuatro militares de pelotão de fronteira são acusados de torturar índios no AM
* 13h14mRio Solimões tem nível mais baixo de água em 30 anos, diz CPRM

*
SERVIÇOS
* Telefones úteis Telefones úteis Tenha sempre à mão os telefones úteis do DF.
* Como resolver Como resolver Dicas para resolver problemas do seu dia-a-dia.
* Ceasa Ceasa Conheça os serviços oferecidos pelas Centrais de Abastecimento.
* Aeroporto Aeroporto Informações sobre o Aeroporto de Brasília.

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1618919-10041,00-REVITALIZACAO+DA+W+SUL+CONTINUA+SO+NA+PROMESSA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário