segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Último prédio abandonado no Plano Piloto é demolido

Bom dia DF - 20/09/2010

Foram usados 150 quilos de explosivo para implodir a estrutura, que servia de abrigo de mendigos e era ponto de tráfico de drogas. Um novo hotel deve ser construído no local.


O último esqueleto da área central de Brasília foi ao chão nesse domingo (19) pela manhã. A edificação, que ficou abandonada 17 anos, havia se tornado abrigo de mendigos e ponto de tráfico de drogas. O hotel inacabado na W3 Norte não foi implodido antes porque era objeto de disputa entre herdeiros dos antigos donos do terreno. Este ano, uma construtora comprou a área onde será feito um novo hotel.

A área em um raio de 300 metros foi esvaziada. Funcionários e hóspedes de 25 prédios do setor tiveram que sair. O trânsito ficou bloqueado em alguns trechos da W3 Norte, da N2, ao lado do shopping, e no Eixo Monumental sentido Rodoferroviária. O espaço aéreo foi fechado, apenas o helicóptero dos bombeiros tinha autorização para sobrevoar a área;

Uma sirene tocou quatro vezes, entre 8h e 9h55, marcando a contagem regressiva para a implosão. A operação estava marcada para as 10h e atrasou dez minutos, até a Defesa Civil terminar de fazer uma vistoria em toda a área que estava isolada.

Em cinco segundos, o prédio de 16 andares estava no chão. O barulho da implosão pode ser ouvido em um raio de dois quilômetros. Foram usados 150 quilos de explosivos e uma rede de proteção foi instalada para impedir que o entulho fosse arremessado para longe.

“O saldo de entulho está em torno de 10 metros cúbicos, o que representa, aproximadamente, 17 mil toneladas. Segundo a própria empresa, ela vai reciclar todo esse material”, afirma o coronel Ribeiro, da Defesa Civil. Quatrocentos homens das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Detran trabalharam na operação.

Em 2007, outras três estruturas foram demolidas no DF: uma às margens do Lago Paranoá; outra no Setor de Rádio e TV Sul e mais uma no Lago Norte.

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1619748-10041,00-ULTIMO+PREDIO+ABANDONADO+NO+PLANO+PILOTO+E+DEMOLIDO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário